Egressos revitalizam canteiro central da Avenida Santos Dumont

20 de novembro de 2013

Nesta quinta-feira (21), a partir das 9 horas, trinta (30) egressos do sistema penal vão atuar na revitalização do canteiro central da avenida Santos Dumont, na Praia do Futuro. Eles fazem parte do projeto Plantando o Amanhã, que capacita presos do regime semiaberto e aberto como jardineiros profissionais.

Realizado pela Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), o curso foi iniciado no último dia 29 de outubro, nas instalações do Horto Municipal Falconete Fialho, da Prefeitura de Fortaleza. Depois de quase um mês de aulas teóricas e técnicas no Horto, os alunos vão ter a oportunidade de ir à prática em campo e revitalizar o canteiro.

O trabalho compreende um trecho de três quilômetros na avenida Santos Dumont, em direção à avenida Dioguinho. Os alunos vão plantar grama em toda a extensão, além de 300 mudas de espécies nativas como o ipê amarelo, ornamentais como a alamanda e frutíferas como cajueiros e mangueiras melhoradas geneticamente.

“A Secretaria da Justiça e Cidadania tem empreendido esforços para garantir a reinserção social dos egressos no trabalho. Esta parceria com a Emlurb trabalha tanto na capacitação, como no empreendedorismo para dar uma nova ocupação a estes futuros jardineiros”, pontuou a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo.

A turma será acompanhada por seis monitores do Horto Municipal, especializados em jardinagem. Para o presidente da Emlurb, Ronaldo Nogueira, além dos egressos serem capacitados, eles têm a chance de deixar uma parcela de contribuição na melhoria do paisagismo da cidade.

Curso de jardinagem – O curso compreende noções de ecologia, classificação de plantas, preparo de canteiros, combate a pragas e doenças, conservação e plantio de ervas medicinais. Tem duração de dois meses, com 240 horas/aula. Os 30 internos são acompanhados por três agrônomos e pela equipe que trabalha no espaço, onde são cultivadas hoje 275 espécies vegetais, entre mudas florestais, frutíferas, ornamentais e medicinais. Além das aulas teóricas, a turma exercita a prática junto com toda a equipe de jardineiros do Horto. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, de 7 às 13 horas.

20.11.2013

Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará