Aracati sedia Arce nos Municípios a partir desta terça-feira (19)

18 de novembro de 2013

Nestas terça-feira (19) e quarta-feira (20) técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) visitam o município de Aracati, no Litoral Leste. A finalidade da visita é apresentar a população as áreas de atuação e os principais objetivos da Agência através de apresentações sobre as ações e valores da Arce. A programação se dividirá em dois momentos: a terça-feira (19) será reservado para palestras técnicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, das 14 horas às 17 horas. Já na quarta-feira (20) a visita continua com o Fórum Regulação e Cidadania, envolvendo o tema “A atuação da Arce na Regulação dos Serviços Públicos Delegados”.

As palestras proporcionarão um momento de conhecimento e de parceria. “A atuação da Arce nos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará” será o tema ministrado por Sérgio Miranda, integrante da Ouvidoria; “Transporte Intermunicipal de Passageiros” ficará sob a responsabilidade de Filipe Medeiros Rangel; “Planos Municipais de Saneamento Básico/ PMSB” será a palestra ministrada por Geraldo Basílio. Já “Energia Elétrica” terá a participação de Hugo Manoel. Por fim, “Usuário Voluntário” será apresentado, também, por Sérgio Miranda. O evento tem como público-alvo representantes de instituições de ensino superior, do poder público municipal, colaboradores e membros da ouvidoria da prefeitura local, além de lideranças comunitárias.

Quanto ao Fórum Regulação e Cidadania, o tema escolhido é: “Atuação da Arce na Regulação dos Serviços Públicos Delegados”, cujas áreas são Energia Elétrica, Saneamento, Transporte e Gás Canalizado. O evento será aberto ao público e acontecerá das nove às doze horas, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). “Lembro que a ideia é explicar para a sociedade o real papel de um ente regulador, as áreas em que atua e como a sociedade pode contribuir para a melhoria dos serviços públicos.” adianta Miranda.

Usuário Voluntário

Ainda no dia 20 a Arce dará continuidade nas atividades do “Usuário Voluntário”, proporcionando uma nova palestra sobre o programa que nasceu com o objetivo de estimular uma parceria entre clientes dos serviços públicos e a própria Agência. O “Usuário Voluntário” foca na melhoria e qualidade da fiscalização dos serviços. As palestras visam explicar os principais objetivos do programa e o passo a passo para o cadastramento das pessoas interessadas em fazer parte, havendo, no mesmo dia, um momento para a inscrição dos interessados.

Interiorização

O projeto de interiorização da Arce faz parte do Plano de Atividades e Metas de 2013 (PAM 2013), sendo este um dos pontos das diretrizes, assim como a efetividade da atividade regulatória; sistemas de informações regulatórias; comunicação e relacionamento com a sociedade; modernização de gestão; estabelecimento de parceria com as Prefeituras dos Municípios e, ainda, regulação de transporte metroviário.

18.11.2013

Assessoria de Imprensa da Arce

Angélica Martins / Rodrigo Duarte (estagiário) (85 3101.1020)