Obras de restauração do Cine São Luiz iniciam na próxima semana

14 de novembro de 2013 - 19:52

Na segunda-feira (18),  às 9 horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, assina Ordem de Serviço com a Construtora Granito, durante Reunião de Partida, para o início imediato das obras de restauração do Cine São Luiz. O ato de assinatura será realizado no foyer do próprio Cine São Luiz, na presença do secretário da Cultura, Paulo Mamede, representantes da construtora, funcionários da Secult e convidados, que serão recepcionados com um “café com tapioca”. A obra no valor de R$ 15.287.832,21, com recursos provenientes do Tesouro do Estado, inclui melhorias nos sistemas de iluminação, acústica e projeção, além da recuperação dos assentos, piso e revestimentos e está prevista para ser concluída até maio de 2014. Para o secretário Paulo Mamede, esta obra é de grande valor simbólico, indo muito “além da devolução de um bem cultural à cidade”. O secretário diz que a obra representa um compromisso com a cultura cearense e com a memória do cidadão alencarino. “O Cine São Luiz nos remete a uma Fortaleza de matinês, passeios pela praça, cafés, ou seja, um pouco da história de cada um de nós”, destaca.

De acordo com o coordenador de Patrimônio da Secult, Otávio Menezes, com as obras de restauração, que prevê também a ampliação do palco, o cinema terá condições de se transformar em um espaço cultural, contemplando uma diversidade de linguagens artísticas O Cine São Luiz, tombado em 1991 como patrimônio histórico do Estado, é um dos mais importantes ícones da memória cultural da cidade e tem como palco a Praça do Ferreira, espaço público igualmente emblemático para os fortalezenses. Para o cidadão de Fortaleza, é uma referência especial, que vem acompanhando as famílias cearenses por meio das lembranças dos áureos tempos do cinema e dos costumes da sociedade do passado. O projeto arquitetônico de Humberto da Justa Menescal, teve sua obra iniciada em 1939 e concluída 20 anos mais tarde, com inauguração no dia 26 de março, reunindo nos seus salões autoridades e a crème de la crème da sociedade cearense, para exibição do filme “Anastácia”.

Desde sua fundação, o prédio do Cine São Luiz – onde funciona desde março de 2012 a sede da Secretaria da Cultura do Estado – destaca-se pela exuberância na sua arquitetura e no luxo dos bens agregados, bem peculiar à época. A Sala de Projeções do Cine São Luiz tem toda sua composição decorativa com base em elementos geométricos Art-Déco com sua origem/influência nos Estados Unidos e com predominância no Art-Déco que se desenvolveu em Miami e áreas do Caribe.

O foyer do cinema que dá acesso à plateia da sala de projeções e ao balcão superior – mezanino – tem como revestimento dos pisos, superior e inferior, das suas escadarias e das paredes, mármore italiano de Carrara, branco no piso com separadores de bronze e jaspeado verde nas paredes. Os conjuntos de escadas simétricas estão protegidos com guarda-corpos executados em serralharia de ferro doce com robustos perfis, arrematados com passa mão de bronze polido de secção circular.

O foyer fecha-se para a rua com cinco portas de grandes dimensões construídas com perfis metálicos e vidro criando uma razoável transparência com a praça. As portas têm detalhes que emolduram os painéis de vidro com elementos de bronze que hoje se encontram pintados.

Serviço

Reunião de Partida e assinatura da Ordem de Serviço para as obras de restauração do Cine São Luiz

18 de novembro de 2013, às 9h

Cine São Luiz – Praça do Ferreira – Centro

14.11.2013

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699-6524 – Dalwton Moura
(85) 8878-8805 – Raimundo Madeira
(85) 9608-5822 – Sonara Capaverde