Ipece divulga relatório sobre Bolsa Família e Mercado de Trabalho

14 de novembro de 2013 - 19:40

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulga na próxima segunda-feira (18), o informe Nº 67 intitulado O Bolsa Família e o Comportamento no Mercado de Trabalho Cearense: análise das mudanças na composição da renda no período 2006 – 2012.  A divulgação será às 10 horas, na sala de reunião do Ipece, na Av. General Afonso Albuquerque, S/N, Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, Edifício Seplag, 2º andar.

O Informe 67 analisa a relação entre mudanças na participação de diferentes componentes da renda dos cearenses no período e indicadores do mercado de trabalho discriminados de acordo com os décimos da distribuição da renda. Nesta edição do IPECE Informe empregam-se os dados referentes à renda familiar per capita e de seus componentes coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para analisar mudança na composição da renda dos cearenses no período 2006-2012.

Os resultados mostram um aumento significativo da participação relativa dos rendimentos que não são advindos das atividades do trabalho, principalmente entre os décimos mais pobres da distribuição da renda. Grande parte desse aumento nos rendimentos é proveniente de programas de transferência de renda como o Programa Bolsa Família, que respondiam por quase 70% da renda do décimo mais pobre da população. Sob esse fenômeno, indicadores do mercado de trabalho foram analisados com o intuito de compreender melhor essa dinâmica. E mostram que nos décimos de renda mais baixa um aumento na renda pode ter reflexo sobre a oferta de trabalho dos indivíduos.

 

14.11.2013

Assessoria de Imprensa do Ipece
(85) 3101-3496 / (85) 3101-3521