Hemoce já atende doadores na faixa etária de 16 a 69 anos

14 de novembro de 2013 - 16:21

Mesmo com o feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira, 15 de novembro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) abrirá no domingo, dia 17, para receber doações, como vem acontecendo em todos os domingos de novembro, mês em que o hemocentro da Secretaria da Saúde do Estado comemora 30 anos. Aos domingos, a coleta de sangue é realizada das 7 horas às 13 horas, na sede do Hemoce, que fica na Avenida José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo. Com a nova orientação do Ministério da Saúde sobre doações de sangue, a idade máxima para doar aumentou e os doadores com até 69 anos já podem fazer doações. Portaria ministerial também torna obrigatória a realização do teste NAT (teste de ácido nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país, o que já é feito pelo Hemoce desde junho de 2012.

A universalização do teste NAT ocorre após a implantação, em 14 estados, de centros de referência para a realização dos testes (sítios testadores), que são responsáveis por analisar as amostras nos respectivos estados e nos estados de sua abrangência. O Hemoce iniciou em outubro de 2012 a realização de testes de triagem de HIV e Hepatite C para as hemorredes do Piauí e Maranhão, utilizando a tecnologia de biologia molecular. O laboratório NAT do Hemoce foi escolhido pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde em razão da estrutura e capacidade de resposta do hemocentro coordenador de Fortaleza para ser Sítio Testador do NAT (SIT-NAT), sendo um dos 14 centros testadores implantados no país.

Com a nova portaria do Ministério da Saúde, todo sangue coletado no país deverá passar obrigatoriamente pelo teste NAT para a detecção dos vírus HIV e da Hepatite C. O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta.O exame reduz a chamada “janela imunológica” para a identificação mais rápida destes vírus. O NAT brasileiro é produzido pelo laboratório público Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os hemocentros de todo o país terão 90 dias para se adequar às novas regras, que serão fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como e onde doar

As doações voluntárias podem ser feitas no Hemocentro Coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, aos sábados, das 8 às 16 horas, e, nos domingos de novembro, das 7 às 13 horas. O Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) recebe doações de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13 horas às 17h30min. Mas atenção: com a opção do Hemoce em atender na sede aos domingos, até o final deste mês o posto de coleta de sangue do Hemoce no Instituto Dr. José Frota não funcionará nos domingos de novembro. A Unidade Móvel do Hemoce realiza coletas externas de segunda a sábado.

Para doar sangue, é necessário estar saudável e bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade, porém, só podem doar com o consentimento do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site www.hemoce.ce.gov.br, deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal.

14.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara