Cinema do Dragão-Fundação apresenta programação de 15 a 21 de novembro

14 de novembro de 2013 - 16:50

O aguardado longa pernambucano TATUAGEM, vencedor do Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado 2013, estreará na Sala 1, em três horários fixos. O Panorama Alemão 2013 também terá espaço exclusivo, na Sala 2.

EM BREVE

Azul, a Cor Mais Quente, filme de Abdellatif Kechiche – Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2013
Um Toque de Pecado, novo filme do chinês Jia Zhang-Ke.
Um Estranho no Lago, suspense do diretor Alain Guiraudie.

PANORAMA ALEMÃO 2013

O Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco receberá, entre os dias 14 e 21 de novembro, o PANORAMA ALEMÃO 2013, com 10 longas e 6 curtas inéditos no Brasil. Os ingressos serão disponibilizados por preços especiais: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Por meio de uma parceria com o German Films, órgão de promoção do cinema alemão, a mostra vai exibir dez obras produzidas entre 2012 e este ano, incluindo Houston, filme de Bastian Günther premiado na última edição do Festival de Sundance. A produção transforma um processo de recrutamento em uma análise sutil sobre o fracasso. A mostra contará com a presença de Barbie Heusinger, representante do German Films.

Outro destaque é o longa Duas Vidas (Zwei Leben), escolhido para representar o país na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro. Revelando o clima na Europa logo após a queda do muro de Berlim, a trama apresenta Katrine, uma ?criança da guerra?, filha de um soldado alemão e uma mulher norueguesa, que é instada a depor num processo contra o estado norueguês em favor das crianças assim denominadas. A produção conta com a atriz norueguesa Liv Ullmann, que foi mulher e musa do diretor sueco Ingmar Bergman.

A programação inclui ainda Não me Esqueça (Vergiss mein nicht), de David Sieveking, que retrata os cuidados domésticos prestados à sua mãe, que é acometida pelo mal de Alzheimer; Mar Silencioso (Meeres Stille), de Juliane Feze; e Nada de Mau Pode Acontecer (Tore Tanzt), de Katrin Gebbe, que resgatam diferentes conflitos familiares. No primeiro, o mal de Alzheimer da mãe de David Sieveking dá lugar à união da família; enquanto o filme de Juliane é marcado pela percepção de um adolescente que perde a mãe, tem de lidar com a depressão do pai e as aparições do espírito da mãe. Já a produção de Katrin, revela como um homem lida com a violência inesperada e sistemática que descobre em uma família aparentemente acolhedora.

Em A Garota das Nove Perucas (Heute Bin Ich Blond), Marc Rothermund conta a história de superação de Sophie, jovem diagnosticada com câncer, que constrói um novo sentido para a vida, exercitando múltiplas personalidades. O adolescente Ben é o personagem principal de Saída Marrakech (Exit Marrakech), de Caroline Link, que retrata a visita dele à casa do pai em Marrakeck, resultando em uma grande jornada de prazeres e conflitos em um país estrangeiro.

O Panorama Alemão tem ainda a estreia do diretor Frauke Finsterwalder em longa-metragem. Em Finsterworld, ele revela pessoas que questionam o sistema e os padrões de vida contemporâneos. Comportamentos também estão no centro de Verão Lá Fora (Draussen ist Sommer), de Friederike Jehn, e Queda Livre (Freier Fall), Stephan Lacant, onde conflitos pessoais de diferentes idades são postos em cena. No primeiro, uma garota de 14 anos amadurece enquanto sua família busca a harmonia perdida. No segundo filme, um homem casado e prestes a ser pai entra para a academia de polícia e descobre forte atração por outro homem. A seleção de curtas é composta por A Princesa, O Príncipe e O Dragão de Olhos Verdes (Die Prinzessin, der Prinz und der Drache mit den grünen Augen – Jakob Schuh, Bin-Han To),  O

Balanço do Fabricante de Caixões (Die Schaukel des Sargmachers – Elmár Imánov), Olgastraße N° 18 – (Liv Scharbatke, Jörg Rambaum), A Central Nuclear Mais Segura Do Mundo (Erntefaktor Null – Helena Hufnagel), Em Casa (Zu Hause – Nenad Mikala?ki) e O Projeto da Centrífuga de Cérebros (The Centrifuge Brain Project – Till Nowak).

FILMES E SESSÕES

TATUAGEM (Brasil, 2013) – Estreia
Direção: Hilton Lacerda // 110 minutos // 16 anos // Exibição em DCP 2K // Som 5.1 //
Distribuidora: Imovision

Sinopse: Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.

A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação de nosso filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que nos lança no futuro, como tatuagem: signo que carregamos junto com nossa história.
Sala 01: Diariamente em três sessões: 16h, 18h10 e 20h (com exceção do dia 20/11, quando não haverá o terceiro horário)

PANORAMA ALEMÃO 2013 – German Films
Horários e sessões disponíveis nos endereços abaixo.
http://panorama-alemao.com.br/programacao/2
http://panorama-alemao.com.br/filmes

CABINES DE IMPRENSA

As sessões especiais para a imprensa ocorrem semanalmente. Entre em contato via e-mail ( programacaocinema@dragaodomar.org.br ) e participe da nossa lista.

INFORMAÇÕES
 
www.dragaodomar.org.br – www.cinemadodragao.com.br
www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@dragaodomar.org.br
Instagram e Twitter: @cinemadodragao
Programadores: Salomão Santana (85 – 9716.0399), Pedro Azevedo (85 – 9711.3637)
Gerência de Cinemas e Teatro: Flavia Muluc (85 – 9805.4704)
Bilheteria: (85 – 3129.5899)