Cid Gomes assina ordem de serviço para construção de 2.096 moradias

13 de novembro de 2013

As 2.096 famílias que moravam em condições inapropriadas no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passarão a ter um novo endereço. Nesta quarta-feira (13) o governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço das obras de construção do Orgulho do Ceará II. Localizado próximo ao 4º anel viário, o residencial vai abrigar e permitir uma moradia digna a todas essas famílias. “É uma satisfação muito grande pra eu estar aqui e vê a alegria das pessoas. Há um ano, quando visitei essa localidade diziam que seria recebido com balas, e aqui moravam apenas 128 famílias. Hoje, estamos vendo o início das obras de mais de duas mil casas nesse mesmo local com toda a infraestrutura necessária. O Governo do Estado quer melhorar a qualidade de vida das pessoas dessa região”, discursou Cid Gomes.

O Orgulho do Ceará II será formado por 131 blocos com quatro pavimentos, sendo 16 unidades por bloco. No local também serão instaladas 11 quadras poliesportivas, 11 playgrounds e 11 centros comunitários. Além da doação do terreno o Governo do Estado vai construir novos equipamentos públicos: duas creches, uma Escola de Ensino Fundamental e uma Escola de Ensino Médio. “Dizem que o Governo só faz obra, mas obra é para servir as pessoas. Fazemos casa para o povo morar, equipamentos de saúde para o povo ser atendido como merece, estradas para o povo trafegar. E vamos trabalhar até o último dia da minha gestão fazendo para o povo”, reforçou o Governador.

Orgulho CE Dentro2Assim como outras 36 mil moradias que estão sendo construídas e viabilizadas pelo Estado, o residencial Orgulho do Ceará integra o programa habitacional federal Minha Casa Minha Vida (MCMV), que no Ceará é executado por meio da Secretaria das Cidades. No empreendimento serão  investidos R$ 136,2 milhões que atenderá famílias de baixa renda, que atendam o perfil exigido pelo Programa MCMV e que estejam inseridas nos cadastros dos Governos Estadual e/ou Municipal. “O Ceará é o Estado que mais contratou aporte do Programa Minha casa Minha Vida. Sem dúvida o Governo Estadual está mudando o perfil do Ceará em diversas áreas e em especial tem trabalhado para reduzir o déficit habitacional. Só nessa área o Estado já têm investido mais de 2,3 bilhões”, lembrou o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini.

Além das moradias e construções de creches e escolas de ensino fundamental o Estado vai garantir em todo o entorno do Residencial a oferta de toda a infraestrutura de drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os moradores também serão beneficiados com a duplicação do 4º anel viário que o Governo do Estado em parceria com o Governo Federal estão realizando. “Não tenho dúvidas de que essa será uma das mais valorizadas de Fortaleza, com a duplicação do anel viário a tendência é que essa região se desenvolva muito mais. Até o final de 2015 esse será uma dos principais corredores de acesso a Fortaleza”, destacou Cid Gomes.

Em nome das famílias beneficiadas com a construção do Residencial, o prefeito de Maracanaú, Firmo Câmara, agradeceu ao Governador a iniciativa. O deficit habitacional de Maracanaú era de cerca de 8 mil famílias e o Governo do Estado têm contribuído muito para mudar essa realidade. Estou muito feliz em estar aqui vindo o início das obras desse grande empreendimento”, discursou o Prefeito.

Orgulho CE DentroO contrato para a construção foi assinado entre o Banco do Brasil e a construtora Direcional Engenharia. Segundo o superintendente regional de Fortaleza do Banco do Brasil, Pio Júnior, o Ceará, por meio do Banco do Brasil, têm mais de 17 mil famílias beneficiadas com a parceria entre os governos Estadual e Federal, por meio do Minha Casa Minha Vida. “É uma honra está sob a liderança do governador Cid Gomes participando de mais esse empreendimento”, finalizou o superintendente.

Prestigiaram a solenidade o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, os deputados Arnon Bezerra, Camilo Santana, Júlio César Filho, o presidente da Cagece, André Facó, e autoridades da Região.

13.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)