Governo Estadual implanta ações no combate e prevenção às drogas

11 de novembro de 2013

O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, anunciou nesta segunda-feira (11) a implantação de 478 vagas em comunidades terapêuticas para tratamento de dependentes químicos. Na ocasião também foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Desintoxicação e Reinserção Social e a cessão da Escola Juvenal Galeno para sediar o Centro de Referência sobre Drogas (CRD). Presente na solenidade, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, ressaltou a iniciativa do Governo Estadual, como referência na temática de combate às drogas. “Volto ao Ceará com muito entusiasmo de ver uma política sendo efetivamente concretizada. O maior desafio nessa área é ofertar serviços e vejo aqui um conjunto de ações sendo desenvolvidas e implementadas como a oferta de leitos para a desintoxicação do usuário, a capacitação de pessoas para trabalhar com os usuários. Quase não encontramos isso no Brasil e aqui vemos o compromisso do Estado em sanar esse desafio”, disse o Secretário.

Na construção do Centro de Desintoxicação e Reinserção Social do Estado do Ceará o Governo vai investir mais de R$ 9 milhões. O centro ficará localizado no bairro Messejana, com prazo de finalização das obras em 14 meses. Já o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) será equipado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), com recursos do Programa “Crack, é possível vencer”. A manutenção do CRD ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). “Convergir todos os esforços é talvez a única chance de acabarmos exitosamente com esse problema”, destacou o secretário da Saúde, Ciro Gomes.

Drogas Dentro2O secretário Vitore Maximiano lembrou que as vagas ofertadas devem ainda ser ampliada em mais 172 por parte do Governo Federal. O compromisso do Estado é dobrar esse número para que assim o Estado possa contar com mais de 800 vagas para tratamento de dependentes químicos. “O combate às drogas deve ter uma política que envolva não só um conjunto de ações, mais um conjunto de entes envolvidos, o Governo do Estado esta totalmente comprometido com a causa”, reforçou a vice-governador Domingos Filho.

Outras ações também que envolvem o Estado também foram anunciadas e ficarão à cargo da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, como a continuidade à implementação do Programa Nacional Crack, é Possível Vencer e de duas Unidades Móveis ligadas ao Centro de Referência sobre Drogas (CRD) para ações de prevenção e orientação sobre drogas em todo o Estado. “Vamos retirar debaixo do tapete este assunto para que ele seja visto com responsabilidade. Com essas ações implantadas pelo Governador Cid Gomes e em parceria com o Governo Federal será possível acolher os usuários, estudar ações e capacitar pessoas para trabalhar em torno dessa temática. Juntos vamos todos reconstruir a sociedade envolvida nesse grave problema que é a droga”, finalizou a assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França.

Drogas DentroNa ocasião foram empossados 24 conselheiros do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.  Prestigiaram a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque, os secretários estaduais Danilo Serpa (Gabinete do Governador), Izolda Cela (Educação) e Quintino Vieira (DAE); o presidente da Câmara dos Vereadores, Walter Cavalcante, deputados e autoridades.

11.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)