Projeto Casa Digital realiza oficinas em Tauá neste sábado (09)

8 de novembro de 2013 - 13:48

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza neste sábado (09) capacitações de beneficiários dos Projetos Casa Digital e a Arca das Letras. As oficinas de acompanhamento sobre manutenção de computadores e de pintura mural acontecem na Casa Digital Serra Branca, em Tauá, nos Inhanmuns.

As oficinas de orientação ao funcionamento do Projeto Casa Digital são desenvolvidas depois da fase de implantação do projeto, com o objetivo de desenvolver ações para atender as necessidades das comunidades nos temas: resgate histórico e patrimonial, arte-cultura-identidade, descoberta de talentos locais, formação de agentes de leitura, incentivo à alfabetização de jovens e adultos, educação à distância (EAD) e políticas públicas.

Sobre as modalidades de capacitação do Projeto Casa Digital, a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Combate à Pobreza Rural (CODET), Graça Duarte, disse que “uma modalidade se dá com o monitoramento e  o acompanhamento a Casa Digital, na qual é feita a manutenção nos computadores. A outra é chamada Arte e Identidade, com a pintura da Casa Digital em que a equipe se reúne com a comunidade e descobre que desenhos e que tipos de pinturas identificam e caracterizam a identidade cultural daquela comunidade”.

Já aconteceram cerca de 500 capacitações em 17 municípios cearenses nas comunidades Assentamento 10 de Abril (Crato), Assentamento Batalha (Trairi), Assentamento Chaparral (Tejuçuoca), Assentamento Santana (Monsenhor Tabosa), Assucena (Trairi), Baixio do Muquém (Crato), Baixio Verde (Várzea Alegre), Catolé da Pista (Piquet Carneiro), Córrego da Estrada (Itapipoca), Morrinhos (Mucambo), Olho D´Água (Várzea Alegre), Parque de Exposições (Fortaleza), Santo Antônio do Pitaguary (Maracanaú), Sítio Mocotó (Várzea Alegre), Sítio Soledade (Mauriti), Tapuiará (Quixadá), Várzea do Mundaú (Trairi), Vila Malhada (Crato).

Até o final de dezembro o projeto pretende contemplar mais dois municípios, são eles: Piquet Carneiro/Catolé da Pista (Retorno) e Umarizeira/Itatira.

O Projeto Casa Digital do Campo é um espaço público gratuito de promoção do direito ao acesso a internet e ao livro. O projeto integra as Casas Digitais e a Arca das Letras, que levam as comunidades a inclusão digital e implantação de bibliotecas rurais.

08.11.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137

amanda.sobreira@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA