Escola de Gestão Pública lança Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial

4 de novembro de 2013 - 18:28

O Governo do Estado, por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), realiza nesta terça-feira (05), às 8h30min, no Hotel Gran Marquise, a solenidade de abertura das turmas de gestores que participarão do Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial, voltados para a alta e média gerência e gerência básica. O programa tem como objetivo desenvolver competências gerenciais dos gestores públicos do Poder Executivo Estadual. O evento contará com a presença do secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo; da diretora da EGP-CE, Lena Lobo Neiva; o representante da FDC, Valdemar Barros Filho; e todos os representantes das instituições indicadas para participarem dos cursos.

Inicialmente, a EGP-CE fez uma pesquisa a partir de uma metodologia e fundamentação científica, onde identificou o perfil dos gestores que hoje atuam na gestão pública no estado. Após chegar a um diagnóstico, elaborou-se o projeto levando-se em consideração a realidade e a necessidade de formação do público-alvo. “O programa é um investimento na formação dos servidores públicos estaduais a fim de que desenvolvam conhecimento, habilidades e atitudes de um gestor público, além de estarmos trabalhando com a gestão do conhecimento”, afirmou Lena Neiva. Segundo ela, a intenção é aprimorar a gestão no tocante ao planejamento, execução e avaliação das políticas públicas.

O programa contempla duas ações de formação: a realização do Curso de Gestão Pública Por Resultados, destinado à alta e média gerência (gerência alta: secretários, secretários adjuntos, secretário executivos, superintendentes, presidentes, diretores gerais, reitores e peritos gerais adjunto / gerência média: diretores, coordenadores e pró-reitores); e do Curso de Gestão Pública Contemporânea, voltado para a gerência básica (articuladores, assessores, chefes de gabinete, gerentes, orientadores de célula e supervisores). Foram indicados para participarem do programa neste momento inicial gestores da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria Especial da Copa (Secopa), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Procuradoria Geral do Estado (PGE), EGP-CE e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

O pessoal da gerência básica será capacitado em duas turmas, cujas aulas da primeira acontecerão entre os dias 05 a 08 de novembro; e da segunda, de 18 a 21 de novembro de 2013. No curso, que tem carga horária igual a 32h/a, os gestores discutirão sobre gestão pública orientada a resultados, gestão estratégica de pessoas, gestão de processos e gestão de projetos. Já as aulas direcionadas aos gestores da alta e média gerência estão previstas para acontecerem ao longo de 2014. Eles serão capacitados no tocante aos seguintes temas: os cenários e perspectivas da gestão pública, a governança social e gestão de redes organizacionais, a gestão pública contemporânea, a visão sistêmica e modelo de gestão para criação de valor público e a liderança e gestão de pessoas no setor público.

Serviço:

Evento: Solenidade de abertura das turmas do Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial

Data: 05/11/2013

Horário: 8h30

Local: Hotel Gran Marquise

Endereço: Av. Beira Mar, 3980. Mucuripe – Fortaleza (CE)

Informações: (85) 3101 3839

Assessoria de Comunicação da EGP-CE

Contato: (85) 3101 3832 / (85) 8849 9895

Twitter: @egpce