O Ceará é tema do Programa 50 por 1

26 de setembro de 2013 - 14:12

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur CE), apoia, em parceria com o trade turístico, a realização de um programa de televisão que vai divulgar o Estado em todo o Brasil: o “50 por 1”, apresentado por Álvaro Garnero e exibido pela Rede Record no Brasil e mais 150 países.  A equipe chegou em Fortaleza na segunda-feira (23) e permanece até sexta-feira (27). As locações acontecem na Capital, no Cumbuco e na Barra do Cauípe (Caucaia); em Águas Belas, Balbino e Caponga (Cascavel), e terminam no labirinto de falésias, entre Morro Branco e Praia das Fontes (Beberibe).

O tema desta temporada, a sexta do programa, é “Águas do Brasil”, e foca na relação que os povos que vivem às margens do mar, rios e lagoas estabelecem com o elemento essencial da vida: a água. Além destes aspectos culturais, o 50 por 1 também vai exibir os atrativos naturais e a culinária local. Em Caucaia, o apresentador visitou a tribo Tapeba, onde navegou de canoa pelo rio até o mangue; fez aula de kite surf no Cauípe, e passou de buggy pelas dunas do Cumbuco. Em Fortaleza, um passeio de barco vai mostrar a beleza da nossa orla e o verde intenso do mar cearense que só é possível ver em mar aberto.

Nesta quinta-feira (26), Álvaro vai até Cascavel conhecer a comunidade de Balbino, que vive do extrativismo, pesca e artesanato, além da tradicional dança do coco. Na Caponga, vai pescar de jangada, e encerra o dia  com um banho  nas piscinas quentes de água natural que se formam em Águas Belas, quando a maré baixa.

O último dia de gravações será em Beberibe, com uma visita a uma usina de energia eólica, além de mostrar o labirinto de falésias e suas fontes naturais, entre as praia de Morro Branco e das Fontes. Esta é a segunda vez que o 50 por 1 (que é exibido todo sábado, depois da meia noite) é gravado no Ceará. A primeira vez foi em 2010, também apoiado pela Setur CE.

26.09.2013

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês / Tunay Peixoto (85 3101.4654 / 8732.2041)