Policlínica Regional de Camocim comemora mais de 77 mil atendimentos

23 de setembro de 2013

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Camocim comemoram os três anos da Policlínica Regional, entregue em agosto de 2011 pelo Governo do Estado. O balanço total de 77.069 atendimentos feitos na unidade mostra que a população dos municípios de Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole passou a ter mais acesso aos especialistas e a exames na própria região. Os cinco municípios integram a 16º Região de Saúde.

Mais de 15 mil pessoas fizeram consultas com médicos especialistas em diferentes áreas. O maior número de consultas nos anos de 2011, 2012 e até o final de agosto deste ano foi com o otorrinolaringologista, especialista em garganta, nariz e ouvido, totalizando 3.026 atendimentos. Na sequência está a traumato-ortopedia, com 1938 consultas. O número de consultas na ginecologia chegou a 1808. Além das 10 especialidades médicas do perfil inicial de assistência das policlínicas regional tipo 1, em Camocim, a Policlínica Coronel Libório Gomes da Silva, ampliou as especialidades, garantindo à população a consulta com mais dois especialistas: pré-natal de alto risco, desde 2012, e o neurologista, este ano. Essas duas se somam as especialidades já ofertadas anteriormente: clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, ginecologia, gastroenterologia, mastologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, traumato-ortopedia e urologia.

Exames

Na realização de exames, destaque para o número de pessoas que tiveram  acesso ao eletrocardiograma sem sair da região. Em 2012 foram realizados 1.832 eletrocardiogramas e este ano, até o final de agosto, já são 2017 exames feitos, totalizando 3849. As mamografias aparecem em segundo lugar, com 2040 exames feitos. 1596 pessoas fizeram ecocardiograma na policlínica regional em Camocim. Somando todos os exames de imagem, o resultado fica em 10.948. Já os exames laboratoriais chegaram a 9.568.

Nos serviços de apoio, o total de exames feitos supera a casa do 40 mil. A fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, incluindo ainda os procedimentos de enfermagem, somam 41.407 atendimentos. A maioria são de procedimentos de enfermagem, 32.591. Em segundo lugar, vem a fisioterapia, com 6.123 atendimentos. O salão da fisioterapia da policlínica  tem variados equipamentos. Entre eles bicicletas ergométricas.

22 policlínicas

A policlínica regional em Camocim é uma das 10 policlínicas construídas pelo Governo do Estado que estão abertas e atendendo a população. As outras nove ficam em Baturité, Tauá, Pacajus, Itapipoca, Acaraú, Brejo Santo,  Sobral, Campos Sales e Aracati. Há outras 10 em fase final de construção e sendo equipadas para inaugurações em Icó, Russas, Quixadá, Tianguá,  Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Canindé, Caucaia, Barbalha. Em Maracanaú, a Policlínica está com 85% das obras feitas e um novo edital para retomada dos serviços está em andamento porque a construtora  anterior faliu. No Crato, as obras foram iniciadas recentemente. Isso porque a policlínica de lá foi acrescida ao projeto original, que era de 21 policlínicas e passou a ser 22.

23.09.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara