Municípios cearenses recebem treinamento sobre gestão de medicamentos

19 de setembro de 2013 - 11:05

Os profissionais da rede de saúde de 120 municípios recebem nesta quinta-feira (19) treinamento para utilização correta do Hórus, um software que busca aperfeiçoar a gestão da assistência farmacêutica e promover a melhoria no atendimento e na qualidade de vida dos usuários. O treinamento começa às 08h30min e segue até as 17 horas, na sede da Coasf (Av. Washington Soares, 7605 – Messejana), e envolverá representantes da assistência farmacêutica dos municípios contemplados pelo Qualifar nos anos de 2012 e 2013; das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde; do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-Ce); e do Conselho Regional de Farmácia. A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) está a frente da ação.

O Sistema Hórus, faz  parte do Qualifar-SUS, um programa do Ministério da Saúde (MIS) que investe na promoção da assistência farmacêutica básica em diversos municípios pelo país. Durante a capacitação serão apresentados todos os cuidados que devem ser tomados na criação e aprimoramento das práticas de trabalho adotadas pelas gestões municipais. O objetivo é acelerar o processo de entrega de medicamentos na rede pública de saúde. Através do software é gerenciado o processo da assistência farmacêutica, desde a aquisição do medicamento até a entrega aos usuários, qualificando tanto o gerenciamento dos medicamentos como a própria assistência prestada à população. O gestor também pode realizar o controle de estoques das unidades de saúde, conhecer a demanda atendida e não atendida dos medicamentos e possibilitar um planejamento maior das ações, além de conhecer o perfil da população assistida por cada Região de Saúde.

Sobre o Qualifar-SUS

O Qualifar-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) no dia 26 de abril de 2012 e pactuado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde ( Conasems). O Programa quer contribuir para o aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da assistência farmacêutica nas ações e serviços de saúde. Organizado nos quatro eixos da estrutura, educação, informação e cuidado, busca promover uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada, com foco no auxílio à atenção básica dos municípios brasileiros com população de até 100 mil habitantes e que apresentem situações de extrema pobreza. No Ceará, 42 municípios foram contemplados pela seleção de 2013 do Programa e receberão R$ 638.400,00 para o custeio e R$1.008.000,00 para investimentos estratégicos, totalizando R$ 1.646.400,00 para a estruturação dos serviços de assistência farmacêutica básica nos municípios. Em 2012, quando 78 municípios receberam um investimento total R$ 3.160.000,00, o Ceará se tornou o Estado com o maior número de municípios contemplados.

19.09.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara