Cinema do Dragão retoma programação nesta sexta-feira (20)

19 de setembro de 2013 - 19:05

Após ceder espaço para a realização 23º Cine Ceará, o Cinema do Dragão do Mar – Fundação Joaquim Nabuco – retoma a sua programação nesta sexta-feira (20). Até o dia 26, serão exibidos 28 longas-metragens de 10 nacionalidades. Além de agregar cinematografias de diversos países, a programação estabelece um equilíbrio interessante entre produção nacional recente e oferece um panorama eclético do cinema local produzido nos últimos dois anos, com sessões seguidas de debates com os realizadores. Dentre as surpresas, destaca-se a exibição especial de A Doce Vida (1960), clássico do neorrealismo italiano dirigido por Federico Fellini, em cópia digital 4K. A cópia do filme 100% restaurada pela Film Foundation (organização dedicada à preservação, conservação e restauração de filmes fundada em 1990 pelo cineasta Martin Scorsese), em parceria com a Cinemateca de Bolonha e a grife italiana Gucci, teve sua primeira exibição em 30 de outubro de 2010, no Rome Film Festival, ocasião na qual o filme comemorava seu 50º aniversário.

Outros longas atualmente fora de circuito, mas importantes no cenário e essenciais de serem descobertos pelo público ganham revisão nas telas do Cinema do Dragão. São eles Holy Motors, de Leos Carax, maravilhosa experiência metafílmica exibida em Cannes no ano passado; Singularidades de uma Rapariga Loura, de Manoel de Oliveira, excelente adaptação do conto homônimo de Eça de Queirós; e Na Neblina, de Sergei Loznitsa, drama de guerra ambientado durante a invasão nazista na região da Bielorússia.

Também será exibida uma variedade de filmes nacionais da safra recente, inclusive longas ainda inéditos no circuito exibidor, como Eles Voltam, de Marcelo Lordello, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Brasília do ano passado; e Doce Amianto (sessão seguida de debate), de Uirá dos Reis e Guto Parente, novo longa do coletivo Alumbramento de Fortaleza, com estreia na edição desse ano da Mostra de Tiradentes.

Podem ainda ser destacadas exibições de outros longas da experiência audiovisual cearense recente, com todo seu ecleticismo. Haverá sessões de O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz; No lugar Errado, de Pedro Diógenes/ Guto Parente/ Luiz e Ricardo Pretti; Mãe e Filha, de Petrus Cariry; e Cine Holliúdy, de Halder Gomes. Além disso, serão apresentados também outros títulos nacionais expressivos: Boa Sorte, Meu Amor, de Daniel Aragão; O que se move, de Caetano Gotardo; Esse amor que nos consome, de Allan Ribeiro; Elena, de Petra Costa; Doméstica, de Gabriel Mascaro;Jards, de Eryk Rocha; e O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho.

Uma série de filmes estrangeiros esperados pelo público também compõem e dão força à maratona especial de abertura das salas. Sendo eles: Bling Ring, a gangue de Hollywood, deSofia Coppola, filme de abertura da mostra Um Certo Olhar na edição 2013 do Festival de Cannes; Frances Ha, de Noah Baumbach, um tardio mas conveniente filho da nouvelle vague francesa; Branca de Neve, de Pablo Berger, releitura do conto clássico dos irmãos Grimm ambientada na Espanha da década de 20; Tese sobre um Homicídio, de Hernán Goldfrid, thriller policial argentino com o ator Ricardo Darín; Muito Barulho por Nada, de Joss Whedon, comédia baseada na célebre peça homônima de William Shakespeare; Foxfire, de Laurent Cantet, drama inspirado na história de uma gangue nova iorquina composta apenas por garotas na década de 50; Camille Claudel 1915, de Bruno Dumont, drama biográfico sobre a célebre escultora Camille Claudel (interpretada por Juliette Binoche) e sua relação com Auguste Rodin; Deixe a luz acesa, de Ira Sachs; e Las Acacias, longa argentino vencedor do prêmio Camera d’Or no Festival de Cannes.

EQUIPAMENTOS Sala 01 Equipada com Projetor Barco 2K e Servidor DOREMI DCP 2000, processador de Áudio 7.1 Data Sat AP 20, Monitor de Áudio Crown DSI8M, Amplificadores Crown DSI 2000, Caixas Acústicas JBL 3739, Subwoofer 4246, Caixas Acústicas JBL 8230, além de confortáveis poltronas em couro ecológico. Sala 02 Projetor Barco 4K e Projetor 35mm Cinemeccanica com leitor digital Dolby CAT702, Processador de Audio 7.1 Dolby CP650, Monitor de Áudio Crown DSI8M, Amplificadores Crown DSI 2000, Caixas Acústicas JBL 3739, Subwoofer 4246, Caixas Acústicas JBL 8230, além de confortáveis poltronas em couro ecológico.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA

SEXTA-FEIRA – 20 DE SETEMBRO

15h50 – Sala 2 – O Abismo Prateado (O Abismo Prateado, Brasil. 2013)

Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular, ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul. 83 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

16h – Sala 1 – Holy Motors (Holy Motors, França, 2012)
Oscar (Denis Lavant) transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai… Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline (Edith Scob). Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.115 MIN/ IMOVISION/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

17h40 – Sala 2 – O Som ao Redor (O Som ao Redor, Brasil. 2013)
A vida numa rua de classe média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. 131 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 16 ANOS.

18h20 – Sala 1- Muito Barulho por Nada (Much ado about nothing, EUA. 2012)

Leonato (Clark Gregg) é o governador de Messina e pai da bela Hero (Jillian Morgese). Quando eles recebem a visita do amigo Don Pedro (Reed Diamond), que retornava de uma guerra acompanhado do irmão rebelde Don John (Sean Maher) e ainda dois policiais, Benedick (Alexis Denisof) e Claudio (Fran Kranz), este último se apaixona perdidamente pela jovem. Enquanto isso, Benedick tenta esconder o interesse que nutre pela sobrinha do político, Beatrice (Amy Acker), que faz o mesmo. Enquanto os amigos tentam aproximar os dois, o malvado irmão do nobre guerreiro arma uma conspiração para atrapalhar os planos de casamento dos jovens pombinhos Hero e Claudio e parece ter conseguido, mas um fato inesperado poderá ajudar essa história a ter um final feliz. 108 MIN/ H2O FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

20h30 (Sala 1) – Las Acacias

(Las Acacias, Argentina. 2011) Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Asunción, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, ele aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras, e a se conhecer melhor. 85 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS

20h40 (Sala 2) – Doce Amianto (Doce Amianto, Brasil. 2013)

Amianto vive isolada num mundo de fantasia habitado por seus delírios de incontida esperança, onde sua ingenuidade e sua melancolia convivem de mãos dadas. Após sentir-se abandonada por seu amor, Amianto encontra abrigo na presença de sua amiga morta, Blanche, que a protegerá contra suas dores – ao menos até onde possa. Seu universo interior choca-se com a realidade de um mundo que não a aceita, um mundo ao qual ela não pertence e invariavelmente ela torna a debruçar-se sobre seus delírios jocosos, misturando realidade e fantasia. Com a ajuda de sua Fada Madrinha, Amianto recolhe forças para continuar existindo na esperança de ser feliz algum dia. 70 MIN/ VITRINE/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 18 ANOS

SÁBADO – 21 DE SETEMBRO

15h30 – Sala 1- Eu, Anna (I, Anna; Reino Unido. 2013)
Sem conseguir dormir direito há semanas devido à recente separação, o detetive Bernie Reid (Gabriel Byrne) ronda a cidade de madrugada. Ao atender uma chamada, ele parte para um apartamento onde encontra um homem morto. Lá vê de relance uma mulher, Anna Welles (Charlotte Rampling), que lhe chama a atenção. Eles apenas se conhecem realmente em uma festa de solteiros e não demora muito para que engatem um relacionamento. O que Bernie não imaginava era que Anna era a assassina que estava procurando.93 MIN/ IMOVISION/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

16h – Sala 2- Foxfire (Foxfire, EUA/França. 2013)

Nova York, anos 1950. Um grupo de garotas, cansadas dos abusos que sofrem diariamente na fábrica em que trabalham, resolvem criar uma gangue só de mulheres chamada Foxfire. Elas carregam uma tatuagem específica nos ombros para identificar quem pertence ao grupo. O bando irá usar de violência para se vingar das humilhações sofridas nas mãos dos homens.144 MIN/ IMOVISION/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

17h20 – Sala 1- Jards (Jards, Brasil. 2013)

A vida e obra do cantor, músico e ator Jards Macalé é celebrada neste documentário dirigido por Eryk Rocha. O artista carioca cresceu rodeado de música, estudou compositores eruditos, mas sempre representou a música popular brasileira. O longa retrata um pouco do processo criativo do último album do autor de canções como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos” e sua destreza com diversos instrumentos musicais. 93 MIN/ ITAU CULTURAL/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO LIVRE.

18h40 – Sala 2- Frances Ha (Frances Ha, EUA. 2013)

Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz. 86 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

20h20 – Sala 1- Branca de Neve (Blancanieves, Espanha. 2012)
Sevilha, Espanha, 1920. Carmen (Macarena García) viveu toda a infância com sua terrível madrasta, Encarna (Maribel Verdú). Cansada de ser reprimida, a jovem resolve fugir de casa para viver diversas aventuras como toureira, na intenção de apagar seu passado traumático. Durante a viagem, ela recebe a ajuda de sete anões toureiros, que decidem protegê-la a todo custo. 105 MIN/ IMOVISION/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

20h30 (Sala 2) – Bling Ring A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, EUA/FRANÇA/REINO UNIDO. 2013) Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang). Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e artistas como Kristen Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com “os ganhos”, o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites. Baseado em fatos reais. 90 MIN/ DIAMOND FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 16 ANOS.

DOMINGO – 22 DE SETEMBRO

15h30 (Sala 2) – Singularidades de uma Rapariga Loura (Singularidades de uma rapariga loura, Portugal. 2009) Macário (Ricardo Trêpa) trabalha como contador no armazém de seu tio Francisco (Diogo Dória), em Lisboa. É seu primeiro emprego. Do outro lado da rua mora Luísa Vilaça (Catarina Wallenstein), uma jovem loira por quem se apaixona de imediato. Logo resolve se casar com ela, mas o tio não concorda com a ideia e, além de despedilo, o expulsa de casa. Macário parte de Lisboa, mas tem certeza que não esquecerá Luísa. Em Cabo Verde ele enriquece e, ao voltar, recebe a aprovação do tio para o casamento. O que ele não esperava era se surpreender com o caráter de sua paixão. 64 MIN/ FILMES DA MOSTRA /EXIBIÇÃO EM 35mm – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA LIVRE.

16h (Sala 1) – Esse amor que nos Consome (Esse amor que nos consome, 2013. Brasil)
Gatto Larsen e Rubens Barbot são companheiros há mais de 40 anos. Eles acabam de se mudar para um casarão abandonado no centro da cidade, onde ensaiam com sua companhia de dança. O dia a dia da dupla envolve a criação artística e a crença nos orixás. Através da dança, eles marcam os territórios do Rio de Janeiro.80 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

17h (Sala 2) – A Doce Vida (La Dolce Vita, Itália. 1960)

Em Roma Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é um jornalista que escreve fofocas para os tablóides sensacionalistas. Ele anseia ser um escritor sério mas, como tantos, nunca consegue escrever qualquer coisa mais profunda além do que ele normalmente escreve para viver. Em uma boate Marcello conhece uma herdeira rica, Maddalena (Anouk Aimée), que sofre por sentir um enorme tédio pois tudo a chateia, e ela constantemente está à procura de excitações novas. Juntos pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um menage à trois no quarto da meretriz. Quando Marcello volta para casa encontra sua costumeira amante, Emma (Yvonne Furneaux), que tinha tomado uma overdose de pílulas para dormir. Marcello se apressa em levá-la até o hospital onde ele fica seguro que Emma se recuperará, apesar dela estar ainda muito deprimida. Marcello então corre para cobrir no aeroporto a vinda de Sylvia Rank (Anita Ekberg), uma nova atriz de Hollywood. Logo Marcello fica mais íntimo de Sylvia e é tudo que ele deseja, pois está totalmente fascinado pela beleza dela. Assim percorrem juntos os pontos turísticos de praxe, como a Praça de São Pedro, as Termas de Caracalla e a Fonte de Trevi, onde ela resolve tomar um banho com roupa enquanto Marcello tentava achar leite para um gatinho, que Sylvia tinha visto nas ruas. Ao retornar Marcello vê Sylvia se banhando e se deslumbra, principalmente quando ela o convida para tomar banho com ele. Mas ao voltarem da fonte a situação fica desagradável, pois Robert (Lex Barker), o noivo de Sylvia, a esbofeteia e faz o mesmo com Marcello, que não revida. 177 MIN/ FJ CINES/ EXIBIÇÃO EM DCP 4K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

17h45 – Sala 1- Las Acacias (Las Acacias, Argentina. 2011)

Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Asunción, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, ele aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras, e a se conhecer melhor.85 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

19h45 – Sala 1- Na Neblina (V tumane, Rússia/Alemanha. 2012)

Em 1942, a região da Bielorrússia está ocupada pelos tropas alemãs nazistas. Quando um trem repleto de alemães sai dos trilhos, gerando diversas mortes, quatro trabalhadores ferroviários são acusados de sabotagem. Três deles são enforcados, exceto um, liberado pelos líderes nazistas. Sem saber o porquê de sua liberação, este homem passa a viver um calvário, sendo rejeitado pelos amigos e familiares, que o consideram um colaborador do regime inimigo. 130 MIN/ FILMES DA MOSTRA/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

20h20 (Sala 2) – Deixe a Luz Acesa (Keep the lights on, EUA. 2012)

Na Nova York de 1997, o documentarista Erik (Thure Lindhardt) conhece o advogado Paul (Zachary Booth). O que a princípio poderia ser apenas um encontro sexual se transforma em algo muito mais sério, um relacionamento de 10 anos. Paul não assume publicamente que é gay, preocupado com a carreira, já Erik é intenso e destemido. A relação amorosa deles dois vai se tornando instável à medida que eles têm que lidar com seus vícios e compulsões e confrontar seus próprios limites. 101 MIN/ ZETA FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM. 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 16 ANOS.

SEGUNDA-FEIRA – 23 DE SETEMBRO

16h (Sala 1) – Bling Ring – A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, EUA/FRANÇA/REINO UNIDO. 2013) Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang). Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e artistas como Kristen Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com “os ganhos”, o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites. Baseado em fatos reais. 90 MIN/ DIAMOND FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 16 ANOS.

16h40 (Sala 2) – No Lugar Errado (No lugar errado, Brasil. 2013)

Durante uma noite, amigos se reencontram e desenterram sentimentos do passado em um jogo de mentiras e verdades com consequências inesperadas. Realizado a partir da peça “Eutro” dirigida por Rodrigo Fischer. 70 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM 35mm – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 10 ANOS.

18h – Sala 1- Camille Claudel, 1915 (Camille Claudel, 1915. França. 2013)
Inverno, 1915. Contra a sua vontade, a escultora Camille Claudel (Juliette Binoche) é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, e permanece durante anos na instituição, sem poder sair. Ela afirma várias vezes que está perfeitamente sã, mas desenvolve uma mania de perseguição, acreditanto que seu ex-amante Auguste Rodin conspira contra ela, e que todos no asilo tentam envenená-la. Camille passa os dias cercada por internos com deficiências mentais e surtos psicóticos graves, não tendo ninguém com quem conversar. Sua única esperança é uma carta enviada clandestinamente ao irmão Paul (JeanLuc Vincent), implorando por sua liberação. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar ao irmão que pode viver em sociedade. 95 MIN/ CALIFORNIA FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

18h20 – Sala 2 – Doméstica (Doméstica, Brasil. 2013)
Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho. 76 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 10 ANOS.

20h (Sala 2) – Tese sobre um Homicídio (Tesis sobre un homicídio, Argentina. 2013)
Roberto Bermudez (Ricardo Darín) é um especialista em Direito Criminal que ministra um curso bastante reconhecido. Uma nova turma está prestes a iniciar as aulas e entre os alunos está Gonzalo (Alberto Ammann), filho de um velho conhecido do professor. Gonzalo trata Roberto como um verdadeiro ídolo, o que incomoda o mestre. Já com as aulas em pleno andamento, um brutal assassinato ocorre perto da universidade. Roberto logo demonstra interesse no caso e, ao investigar os detalhes, passa a crer que Gonzalo seja o autor do crime e esteja desafiando-o a um jogo de inteligência. 106 MIN/ CALIFORNIA FILMES/EXIBIÇÃO EM 35mm – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS

20h – (Sala 1) – Frances Ha (Frances Ha, EUA/Brasil. 2013)
Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz. 86 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K/ SOM 5.1/ CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS

TERÇA-FEIRA – 24 DE SETEMBRO

15h20 (Sala 2) – Na Neblina (V tumane, Rússia/Alemanha. 2012)
Em 1942, a região da Bielorrússia está ocupada pelas tropas alemãs nazistas. Quando um trem repleto de alemães sai dos trilhos, gerando diversas mortes, quatro trabalhadores ferroviários são acusados de sabotagem. Três deles são enforcados, exceto um, liberado pelos líderes nazistas. Sem saber o porquê de sua liberação, este homem passa a viver um calvário, sendo rejeitado pelos amigos e familiares, que o consideram um colaborador do regime inimigo. 130 MIN/ FILMES DA MOSTRA/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

15h50 (Sala 1) – Muito barulho por nada (Much ado about nothing, EUA. 2012)
Leonato (Clark Gregg) é o governador de Messina e pai da bela Hero (Jillian Morgese). Quando eles recebem a visita do amigo Don Pedro (Reed Diamond), que retornava de uma guerra acompanhado do irmão rebelde Don John (Sean Maher) e ainda dois policiais, Benedick (Alexis Denisof) e Claudio (Fran Kranz), este último se apaixona perdidamente pela jovem. Enquanto isso, Benedick tenta esconder o interesse que nutre pela sobrinha do político, Beatrice (Amy Acker), que faz o mesmo. Enquanto os amigos tentam aproximar os dois, o malvado irmão do nobre guerreiro arma uma conspiração para atrapalhar os planos de casamento dos jovens pombinhos Hero e Claudio e parece ter conseguido, mas um fato inesperado poderá ajudar essa história a ter um final feliz. 108 MIN/ H2O FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

17h50 (Sala 2) – Cine Holliúdy (Cine Holliúdy, Brasil. 2013)
O filme retrata de forma hilária, romântica, lúdica e nostálgica as exibições mambembes de cinema no interior do Ceará, na década de 70, no período em que a popularização da tv iniciava a sentença final aos cinemas nas pequenas cidades. 93 MIN/ DOWNTOWN FILMES/EXIBIÇÃO EM HD – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

18h – Sala 1- Holy Motors (Holy Motors, França, 2012)
Oscar (Denis Lavant) transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai… Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline (Edith Scob). Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.115 MIN/ IMOVISION/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

20h (Sala 2) – O que se Move (O que se move, Brasil. 2013)
Três famílias distintas estão tendo que lidar com a chegada ou perda de um filho, fato que causa uma mudança muito significante em suas rotinas. Cada núcleo irá lidar com as dores e alegrias à sua própria maneira, mas o amor sempre irá falar mais alto através da figura da mãe, mesmo que isso se expresse nas pequenas coisas do dia a dia. 97 MIN/ LUME FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

20h20 (Sala 1) – Branca de Neve (Blancanieves, Espanha. 2012)
Sevilha, Espanha, 1920. Carmen (Macarena García) viveu toda a infância com sua terrível madrasta, Encarna (Maribel Verdú). Cansada de ser reprimida, a jovem resolve fugir de casa para viver diversas aventuras como toureira, na intenção de apagar seu passado traumático. Durante a viagem, ela recebe a ajuda de sete anões toureiros, que decidem protegê-la a todo custo. 105 MIN/ IMOVISION/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

QUARTA-FEIRA – 24 DE SETEMBRO

15h40 (Sala 2) – Elena (Elena, Brasil. 2013)

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir. 82 MIN/ ESPAÇO FILMES/EXIBIÇÃO EM 35mm – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

15h50 (Sala1) – Mãe e Filha (Mãe e filha, Brasil. 2012)
Depois de uma longa separação, mãe e filha se encontram no sertão, entre ruínas e lembranças. O destino da filha nega o sonho da mãe. O passado é um círculo que aprisiona os vivos e os mortos. A filha que romper, mas as sombras espreita. 80 MIN/ LUME FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

17h30 (Sala 2) – Tese sobre um Homicídio (Tesis sobre un homicídio, Argentina. 2013)
Roberto Bermudez (Ricardo Darín) é um especialista em Direito Criminal que ministra um curso bastante reconhecido. Uma nova turma está prestes a iniciar as aulas e entre os alunos está Gonzalo (Alberto Ammann), filho de um velho conhecido do professor. Gonzalo trata Roberto como um verdadeiro ídolo, o que incomoda o mestre. Já com as aulas em pleno andamento, um brutal assassinato ocorre perto da universidade. Roberto logo demonstra interesse no caso e, ao investigar os detalhes, passa a crer que Gonzalo seja o autor do crime e esteja desafiando-o a um jogo de inteligência. 106 MIN/ CALIFORNIA FILMES/EXIBIÇÃO EM 35mm SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

18h10 (Sala 1) – Camille Claudel, 1915 (Camille Claudel, 1915. França. 2013) Inverno, 1915.
Contra a sua vontade, a escultora Camille Claudel (Juliette Binoche) é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, e permanece durante anos na instituição, sem poder sair. Ela afirma várias vezes que está perfeitamente sã, mas desenvolve uma mania de perseguição, acreditanto que seu ex-amante Auguste Rodin conspira contra ela, e que todos no asilo tentam e envenená-la. Camille passa os dias cercada por internos com deficiências mentais e surtos psicóticos graves, não tendo ninguém com quem conversar. Sua única esperança é uma carta enviada clandestinamente ao irmão Paul (JeanLuc Vincent), implorando por sua liberação. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar ao irmão que pode viver em sociedade. 95 MIN/ CALIFORNIA FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

20h – Sala 2 – Boa Sorte, Meu Amor (Boa sorte, meu amor. Brasil. 2013)
Dirceu, 30 anos, tem origens que remontam à aristocracia latifundiária do sertão pernambucano. Conformado numa espécie de amnésia subjetiva, ele tenta enterrar o passado de sua família. Dirceu vive no Recife, uma cidade cuja paisagem sofre um descontrolado processo de transformação, em parte graças ao seu trabalho numa empresa de demolição. Maria compartilha as mesmas origens sertanejas, mas ela usa a cidade para outro propósito. Ela é uma despojada estudante de música com alma de artista. Se Dirceu aspira a um mundo estável e presente, Maria vive em discordância com o presente. Para ela, nada é como deveria ser. A presença de Maria, quase uma aparição, desencadeia em Dirceu a urgência por mudanças. Numa rota de fuga e peregrinação pelo deserto, um encontro singular está marcado para acontecer. Boa sorte, meu amor é um antiromance do impacto entre a música e o silêncio. 95 MINUTOS/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 16 ANOS.

20h10 (Sala 1) – Deixe a luz Acesa (Keep the lights on, EUA. 2012)
Na Nova York de 1997, o documentarista Erik (Thure Lindhardt) conhece o advogado Paul (Zachary Booth). O que a princípio poderia ser apenas um encontro sexual se transforma em algo muito mais sério, um relacionamento de 10 anos. Paul não assume publicamente que é gay, preocupado com a carreira, já Erik é intenso e destemido. A relação amorosa deles dois vai se tornando instável à medida que eles têm que lidar com seus vícios e compulsões e confrontar seus próprios limites. 101 MIN/ ZETA FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 16 ANOS.

QUINTA-FEIRA – 26 DE SETEMBRO

15h20 (Sala 2) – Foxfire (Foxfire, EUA/França. 2012)
Nova York, anos 1950. Um grupo de garotas, cansadas dos abusos que sofrem diariamente na fábrica em que trabalham, resolvem criar uma gangue só de mulheres chamada Foxfire. Elas carregam uma tatuagem específica nos ombros para identificar quem pertence ao grupo. O bando irá usar de violência para se vingar das humilhações sofridas nas mãos dos homens.144 MIN/ IMOVISION/ EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

17h10 (Sala 1) – Mekong Hotel (Hotel Mekong, Tailandia. 2012)
Um relato experimental sobre o Mekong, um dos maiores rios do mundo, que percorre a fronteira entre a Tailândia e o Laos. 61 MIN/ ZETA FILMES/EXIBIÇÃO EM HD – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

18h (Sala 2) – Elena (Elena, Brasil. 2013)
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir. 82 MIN/ ESPAÇO FILMES/EXIBIÇÃO EM 35mm – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 12 ANOS.

18h40 (Sala 1) – O Abismo Prateado (O abismo prateado, Brasil. 2013)
Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul. 83 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

19h50 (Sala 2) – Eles Voltam (Eles voltam, Brasil. 2013)
Cris (Maria Luíza Tavares) e Peu (Georgio Kokkosi), seu irmão mais velho, são deixados na beira de uma estrada pelos próprios pais. Os irmãos foram castigados por brigar constantemente durante uma viagem à praia. Após algumas horas, percebendo que os pais não retornaram, Peu parte em busca de um posto de gasolina. Cris permanece no local por um dia inteiro e, sem notícias dos pais ou do irmão, decide percorrer ela mesma o caminho de volta para casa. 100 MIN/ VITRINE FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K – SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 14 ANOS.

20h30 (Sala 1) – Bling Ring – A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, EUA/FRANÇA/REINO UNIDO. 2013) Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang). Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e artistas como Kristen Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com “os ganhos”, o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites. Baseado em fatos reais. 90 MIN/ DIAMOND FILMES/EXIBIÇÃO EM DCP 2K SOM 5.1/CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 16 ANOS.

19.09.2013

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
Luciana Vasconcelos – (85) 3488.8625