Mutirão defende inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência

18 de setembro de 2013 - 18:09

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), realiza nesta quinta-feira (19) e até 27 de setembro, uma série de atividades dedicadas ao trabalhador com deficiência. Nesta quinta-feira (19),  às 8hs30m, na Unidade Central do Sine/IDT, em Fortaleza, será realizado o “Mutirão da Inclusão”, com oferta de empregos para os profissionais com deficiência e, à tarde, a partir das 13 horas, o Laboratório de Inclusão da STDS promoverá, no auditório da pasta, o III Arte com Acessibilidade, com o tema “Inclusão Qualitativa: uma receita que vem dando certo”.

Emprego Formal

Informações do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Ceará registra cerca de 2,3 milhões de pessoas (28% da população) com alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla, das quais 963,4 mil, ou 48,2% ocupam algum posto de trabalho, formal ou informal.

Considerando o emprego formal, o Ceará é o terceiro Estado no Brasil, com maior presença relativa de pessoas no estoque total de empregos, incluindo os vínculos celetistas e estatutários, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Em termos absolutos, o Estado ocupa a oitava colocação, com 11,6 mil empregos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em 2012, foram empregados em empresas cearenses, 1.149 trabalhadores com deficiência por meio do SINE/IDT.

Acessibilidade

Com o objetivo de treinar, capacitar e inserir pessoas com deficiência e a família do PCD, no mercado formal de trabalho, além de orientá-los e estimulá-los ao empreendedorismo, a STDS desenvolve uma série de programas sociais, voltados ao segmento. Um desses programas é o Garantindo Acessibilidade, que somente em 2012, já capacitou 603 educandos e seus familiares e inseriu no mercado 276 pessoas com deficiência.

Dentre os projetos e programas em desenvolvimento, destacam-se ainda, o Ceará Acessível, o Laboratório de Inclusão, o trabalho realizado pelo Sine-IDT para inserção dos PCDs no mercado de trabalho, a concessão de benefícios de prestação continuada (BPC Trabalho e BPC Escola), a gráfica em braille, além de projetos e oficinas.

Programação da Semana

Na programação da semana, outros cinco municípios cearenses, além de Fortaleza, terão atividades alusivas ao dia, são eles: Limoeiro do Norte (20/09), Quixeramobim (24/09), Maracanaú (25/09), Sobral (26/09) e Crato (27/09). No calendário, constam homenagens às empresas que mais inseriram trabalhadores com deficiência no mercado, através do SINE/IDT, em 2012. Elas serão agraciadas com o certificado “Empresa Completa – Empresa que Inclui”.

Na oportunidade, serão reconhecidas publicamente algumas instituições com relevantes trabalhos realizados na área da inclusão e pelo apoio às pessoas com deficiência, em parceria com o SINE/IDT. Os eventos contarão ainda com palestras, oficinas de orientação para o trabalho, apresentações culturais e debates sobre a temática.

19/Setembro – Regional Fortaleza

Horário: 8h30min

Local: Unidade de atendimento do SINE/IDT do Centro

Av.Duque de Caxias ,1150 – Centro, 2º andar – Fórum Autran Nunes

20/Setembro – Regional Leste

Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social

Rua Sindulfo Chaves, 1889, Centro – Limoeiro do Norte

24/Setembro – Regional Sertão Central

Local: Auditório da Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira

Av. Humberto Sena, 250, Edmilson Correia de Vasconcelos – Quixeramobim

25/Setembro – Regional Metropolitana

Horário: 13h30min

Local: Escola Estadual de Educação Profissional Ma Carmem Vieira Moreira

Rua Maria Ferreira, 150, Pajuçara – Maracanaú

26/Setembro – Regional Norte

Local: Centro de Convenções de Sobral – Salão Saturno

Entrega de placa à Empresa Grendene, por ter incluído o maior número de PCD no Estado do Ceará, por meio do SINE/IDT, em 2012.

27/Setembro – Regional Sul

Local: Auditório do SEST/SENAT