Semace multa 14 carros em Fortaleza por excesso de fumaça

16 de setembro de 2013 - 11:47

O Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou suas blitze rotineiras em Fortaleza, no período de 10 a 13 de setembro. Nos quatro dias de fiscalização 566 veículos foram vistoriados, resultando na autuação de 14 por emissão em excesso de fumaça. A multa aplicada para cada um foi no valor de RS 1.328. As ações ocorreram, respectivamente, nas avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva, Cel. Matos Dourado e Bezerra de Menezes.

O coordenador do programa, Francisco de Oliveira, informou que o objetivo da Semace é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos do ciclo diesel que circulam com seus motores desregulados, consequentemente poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde humana.

Vistoria

Para realizar a medição da quantidade de fumaça emitida pelo veículo, o técnico da Semace compara a cor do material expelido pelo automóvel com uma das cinco colorações contidas na escala de Ringelmann Reduzido – variam do cinza claro ao preto total. Caso o teste apresente um resultado que fique dentro das tonalidades dos dois primeiros índices da escala, o carro é liberado, pois encontra-se dentro dos padrões. Porém, caso ele se enquadre em uma das últimas três, o proprietário do automóvel recebe uma multa que varia de acordo com o nível da poluição.

O responsável pelo carro autuado pode conseguir uma redução de 50% do valor da multa. Mas, para que isso ocorra, é preciso que o veículo seja levado para uma nova vistoria na sede da Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, e o nível de emissão de fumaça fique dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.

Apoio

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) auxiliou a Semace durante a realização das quatro blitze em Fortaleza.

16.09.2013

Assessoria de Comunicação da Semace

Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @Semace

Facebook: semace.gov