VLT Parangaba-Mucuripe inicia içamento das primeiras vigas de concreto

13 de setembro de 2013 - 19:12

Continua nesta sexta-feira (13) a operação de içamento das primeiras 14 vigas de concreto sobre as travessas da parte elevada do Ramal Parangaba-Mucuripe, a ser operado por Veículo Leve sobre trilhos (VLT). A ação acontece no trecho da avenida Aguanambi, situado ao lado do Comando da Polícia Militar, no bairro de Fátima, em direção à estação Rodoviária, num trecho de 400 metros de extensão. A colocação das vigas, fabricadas no local em concreto protendido e pesando 97 toneladas e 33 metros de vão cada uma, está sendo feita com a utilização de guindastes especiais pelo consórcio CPE-VLT, supervisionado por técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).  A operação começou terça-feira (10) com a colocação das nove primeiras vigas sobre os pilares  no trecho entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo.

O Ramal Parangaba-Mucuripe terá 12,7 km, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O VLT deverá ser entregue à população até o primeiro semestre de 2014. As cinco restantes serão colocadas no decorrer das próximas semanas. O novo modal implantado pelo Governo do Estado mediante a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe e se constitui em uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. Estão sendo investidos no novo modal recursos da ordem de R$ 276,9 milhões.

As obras do VLT Parangaba-Mucuripe avançam. Na  Estação Parangaba, que será elevada, as obras continuam, inclusive com a implantação do elevado de Parangaba, logo após a estação. Este trecho terá quase um quilômetro de extensão e vai contar com 52 vigas de concreto, em construção nas proximidades. No bairro Vila União, onde ficará a Estação Rodoviária, está sendo construído um túnel para permitir que a Avenida Borges de Melo passe por baixo da linha férrea, de forma a fazer fluir melhor o trânsito naquela via. No mesmo local já estão sendo instalados os gradis que vão isolar linha férrea, possibilitando a segurança de moradores e usuários do novo transporte. A estação Rodoviário está em fase de finalização e será a primeira, entre as dez estações previstas, a ficar pronta.

A frente de obra já alcançou o outro lado da avenida Aguanambi concentrando agora seus trabalhos nas proximidades da ponte do canal do Tauape, perto da Base Aérea de Fortaleza. O trecho também será em elevado, mas as vigas serão feitas diretamente naos pilares, sem necessidade de içamento das peças. Na Estação Iate, no Mucuripe, estão sendo feitos os serviços de implantação da estação.  A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenida Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continuam. Estão sendo construídas as passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas dentre outros locais sobre as avenidas Expressa e Pontes Vieira. Ao mesmo tempo que ocorre a implantação do VLT estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que segue paralela à linha do ramal.

Estações

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba – Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

Assessor de Comunicação da Seinfra

Marco da Escóssia (85 3216.3764 – 8898.4318)

Twitter: @seinfrace

Facebook.com/seinfraCE