Serviço de endoscopia já realizou cinco mil procedimentos em 2013

10 de setembro de 2013 - 16:44

São mais de 600 procedimentos todo mês. É dessa maneira que funciona o serviço de endoscopia do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde. De janeiro a agosto de 2013, cinco mil procedimentos marcaram a o serviço do hospital, que tem em sua estrutura outros exames,e procedimentos endoscópicos mais complexos, como endoscopia alta, colonoscopia, CPRE e ultrassonografia endoscópica.

Condutas terapêuticas também são desempenhados pelo setor, como a colocação de próteses esofágicas e do balão intragástrico, indicado para o tratamento da obesidade, em casos específicos de acordo como a indicação clínica. Em busca pela modernização do serviço, o HGCC foi o primeiro hospital público do Nordeste a oferecer os exames de ultrassonografia endoscópica, que oferecem mais precisão, com a introdução de uma micro câmera no aparelho que realiza a endoscopia.

O destaque vai também para a produção científica e formação de novos especialistas. A residência em endoscopia foi instituída no ano de 2010. nos últimos três anos, profissionais do serviço apresentaram cerca de 35 trabalhos em congressos nacionais e regionais. O HGCC ainda contribui para a seleção de médicos especialistas. Em agosto desse ano, foi realizada a prova para o título de endoscopista, concedido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed). Os candidatos do Nordeste, num total de 14, realizaram a prova em Fortaleza.

Os pacientes que realizam exames no serviço de endoscopia do Hospital César Cals são externos, referenciados pelos postos de saúde e também vindos do ambulatório do HGCC, com cerca de 100 atendimentos mensais. Além disso, há ainda os pacientes internados que têm seus exames realizados no hospital, o que favorece o diagnóstico e o tratamento.

10.09.2013

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)

Twitter: @Hosp_CesarCals

Facebook.com/HospitalGeralCesarCals