Serviços e ações de saúde darão suporte à Copa das Confederações

13 de junho de 2013 - 14:01

Uma série de ações e serviços de saúde está montado e definido para os três jogos da Copa das Confederações que serão realizados em Fortaleza para dar suporte de assistência, vigilância e informação em saúde para a população, turistas e torcedores. A Secretaria da Saúde do Estado desenvolverá ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e apoio do Ministério da Saúde nos dias de jogos na Arena Castelão e no São João da Copa, no Aterro da Praia de Iracema, que além dos dias de jogos realizados em Fortaleza, terá programação nos jogos do Brasil, nos jogos das semifinais e final da Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho.

As ações de saúde durante a Copa das Confederações estão programadas para o entorno da Arena Castelão, o Aterro da Praia de Iracema e a sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Abolição, 600, Praia de Iracema, nas áreas de assistência, vigilância e informação em saúde, conforme o esquema já definido pela Secretaria da Saúde.

Assistência

Arena Castelão

Dias 19, 23 e 27 de junho, das 9 às 21 horas

Haverá três postos médicos avançados (PMAs) para dar assistência à saúde dos torcedores na área externa da Arena Castelão.Na Unidade de Atenção Primária Edmar Fujita, na Avenida Alberto Craveiro, 1480, em frente a entrada da Arena Castelão, haverá atendimento médico para o público concentrado fora do Posto de Verificação de Veículos (PVV), com suporte de uma Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192). O PMA contará com dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Em uma estrutura em lona, com área de 150 metros quadrados, funcionará um hospital de campanha, no canteiro da Avenida Alberto Craveiro, em frente ao centro de processamento do Banco do Brasil. Haverá atendimento médico ao público que estiver na área externa da Arena Castelão, com suporte de uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU Ceará 192. Trabalharão no hospital de campanha dois médicos, três enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem e dois maqueiros.

A dois quarteirões da Avenida Paulino Rocha, próximo à Arena Castelão, a Unidade de Atenção Primária Janival de Almeida, na Rua Garcia Coelho, 25, terá atendimento médico aberto ao público, com suporte de uma Unidade de Suporte Básico do SAMU Ceará 192. O PMA contará com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Aterro da Praia de Iracema

Dias 15, 19, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de junho, das 13 às 24 horas.

O São João da Copa terá o apoio de dois PMAs no Aterro da Praia de Iracema. Na área do aterro, próximo ao restaurante Tia Nair, funcionará uma estrutura de 50 metros quadrados com atendimento médico e apoio de uma Unidade de Suporte Avançado da VIP Saúde. O PMA contará com dois médicos, dois enfermeiros e cinco auxiliares de enfermagem.

No início da Avenida Rui Barbosa, em frente ao restaurante Boteco, funcionará uma estrutura de 75 metros quadrados com atendimento médico e apoio de uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU Ceará 192. No PMA trabalharão três médicos, três enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem.

Haverá, ainda, quatro Unidades de Suporte Básico do SAMU Ceará 192 escalonadas no perímetro entre o aterrinho e o aterro da Praia de Iracema.

Regulação de pacientes

Nos dias dos eventos na Arena Castelão e no Aterro da Praia de Iracema funcionará uma regulação especial para acionar as unidades de saúde de retaguarda, de acordo com a complexidade dos casos atendidos. Casos de baixa complexidade serão encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) do José Walter, de Messejana e Praia do Futuro. Casos de média complexidade serão encaminhados para a rede de atenção secundária da Prefeitura de Fortaleza (Frotinhas e Gonzaguinhas).Os casos de alta complexidade terão a retaguarda do Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital São José.

Vigilância em Saúde

O Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS) funcionará com estrutura reforçada  na Secretaria da Saúde do Estado, inclusive sábados e domingos, com seis profissionais, o dobro da rotina. O CIEVS atende os profissionais de saúde da rede de assistência (UPAs, hospitais e postos de saúde).

Teleatendimento

Para a população, o Teleatendimento da Ouvidoria da Secretaria da Saúde do Estado, que atende pelo 08002751520, também funcionará com reforço de pessoal e estrutura. Serão quatro profissionais em cada plantão, sendo um bilíngue, atendendo das 8 às 20 horas. Nos dias de jogos da Copa das Confederações em Fortaleza o atendimento será de 24 horas.

– Sábado, 15, primeiro dia da Copa das Confederações, Sesa vacina e faz teste de HIV
– Governador inaugura UPA 24h no José Walter neste sábado, 15

13.06.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa