Concurso: três mil novas vagas para professor de Ensino Médio PDF

31 de Maio de 2013

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da  Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), publica no próximo dia 7  de junho, no Diário Oficial, o edital do Concurso para três mil vagas para Professores da  rede estadual. O anúncio foi feito pela secretária da Educação, Izolda  Cela, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (31), no auditório da  Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

“É importante garantir a entrada  de professores na rede pública com vínculo efetivo”, ressaltou a secretária.  As vagas serão distribuídas nas diversas disciplinas do  Ensino Médio. Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno  I, cuja remuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação  no valor mensal de R$ 220,00, para 40h/a semanais. “Há uma expectativa  muito grande da categoria, de que o concurso provoque a continuidade da valorização dos professores e de todos os que fazem a escola  pública”,diz Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc, que também foi convidado a participar da coletiva.  

As inscrições do Concurso para Professores da Rede Pública acontecem  entre 22 de junho e 21 de julho deste ano. Toda a normatização do  processo estará disponível no Edital. As disciplinas que apresentam os  maiores números de vagas são Português (981), Matemática (863), Língua  Inglesa (285), seguidos de Geografia e História, cada uma com 166 vagas.  Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior  em nível de licenciatura plena.  

Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da  Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o Concurso é composto de três  etapas que objetivam qualificar o processo. A primeira, marcada para o  mês de setembro, abrangerá uma prova escrita objetiva, com 80 questões  de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Neste  momento, serão abordados os temas: Administração Pública; Educação  Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos; Conhecimentos Básicos da  Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Disciplina específica da área da  Habilitação.  Na segunda etapa, prevista para novembro, haverá uma prova prática de  didática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, de caráter eliminatório e classificatório, realizada em trinta minutos, sendo o candidato avaliado por uma banca, formada por três professores  da área em que o profissional será avaliado.

Já a terceira fase, que  deve acontecer em dezembro, é constituída de exame de títulos, de  caráter classificatório.  De acordo com a secretária Izolda Cela, o Concurso atenderá às  necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino, devido,  principalmente, ao números de aposentados e à expansão das Escolas de  Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.  Os aprovados vão atuar em escolas da rede pública estadual, que atende a  mais de 500 mil alunos. Em todo o Ceará, são 680 unidades de ensino.

A  matrícula no Ensino Médio corresponde a 358 mil estudantes que nesse  nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas:  História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física;  Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa;  Artes e Educação Física. 

31.05.2013

Assessoria de Imprensa da Seduc   
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)