Etice: Nota de Esclarecimento

28 de maio de 2013 - 20:22

O Jornal O POVO publicou em 28/05/2013 mate?ria  intitulada: “Cintura?o Digital beneficia apenas sete munici?pios”. No corpo da mate?ria e? citada a cifra de R$75 milhões para conectar apenas sete munici?pios. A manchete na?o corresponde a? realidade. Hoje temos 48 munici?pios com o servic?o de internet banda larga pelo Cintura?o Digital do Ceara? (CDC).

O que justificou a instalac?a?o do Cintura?o Digital foram os altos custos de telecomunicac?o?es do governo estadual em 2006, que era da ordem de R$30 milhões por ano. A reduc?a?o do custeio anual tem sido da ordem de R$12 milhões por ano. Sem falar que, com o CDC, a qualidade do acesso e? imensamente superior com banda me?dia por ponto conectado com fibra o?ptica da ordem de 100 Mbps, contra uma me?dia de 0,5 Mpbs antes da sua inaugurac?a?o.

Foram atendidos ate? hoje 827 pontos do governo: escolas, hospitais, delegacias, postos da Sefaz, Adagri, Cogerh, presi?dios. Nesses pontos a populac?a?o se beneficia muito claramente enquanto alunos da rede pu?blica e atendimentos dos mais diversos servic?os do governo.

Deve-se atentar que a infraestrutura lanc?ada representa uma nota?vel ferramenta para massificar o uso da internet de qualidade no Interior. A rede do CDC esta? pronta para transportar dados de Fortaleza para 92 cidades do Interior, por meio dos provedores e operadoras. Setores de TI de dez estados vieram conhecer a iniciativa pioneira do Ceara?.

Foram lanc?ados dois editais: um para prefeituras em conjunto com provedores regionais e outro para operadoras. O edital de prefeituras previa o transporte de dados em alta velocidade de ate? 50 Mbps. Neste edital, lanc?ado em marc?o/2012, 25 prefeituras encaminharam propostas, destas, 21 foram aprovadas. Pore?m apenas seis cumpriram os prazos previstos no edital. Infere-se que o erro na manchete venha deste fato especi?fico. Ratificando: existem 48 munici?pios conectados com acesso ao CDC. Dentro destes, existem seis prefeituras que atenderam aos requisitos do edital.

As 48 sedes de munici?pios conectados sa?o: Acarape, Acarau?, Acopiara, Aracati, Banabuiu?, Barbalha, Baturite?, Beberibe, Camocim, Caninde?, Cascavel, Caucaia, Crateu?s, Crato, Cruz, Fortaleza, Granja, Horizonte, Iguatu, Independe?ncia, Itaitinga, Itapaje?, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanau?, Maranguape, Massape?, Milagres, Mombac?a, Morada Nova, Nova Olinda, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pece?m, Penaforte, Quixada?, Quixeramobim, Redenc?a?o, Russas, Sobral, Taua?, Tiangua?, Varjota, Vic?osa do Ceara?. Na Etice estamos abertos a demonstrar a qualidade do acesso nestes munici?pios.

Em Fortaleza o governo conta com rede pro?pria de fibra o?ptica com 163 pontos conectados. Sa?o secretarias e suas setoriais, empresas pu?blicas, Centro de Eventos, Arena Castela?o, entre outros.

Os nu?meros aqui apresentados crescem a cada dia. Com a participac?a?o dos provedores, o CDC expandira? seus servic?os em prac?as, reside?ncias e empresas, massificando o acesso no estado.

Presidente da Empresa de Tecnologia da Informac?a?o do Ceara? – Etice.