Academia de Segurança comemora dois anos com mais de 6,7 mil profissionais formados

28 de maio de 2013 - 14:15

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) chega aos dois anos de funcionamento com a formação de  6.719 profissionais da área da segurança pública. Para celebrar, a Aesp realiza nesta terça-feira (28), às 16 horas, uma solenidade de comemoração do aniversário de criação do equipamento.

Criada pelo governador Cid Gomes, a partir da Lei 14.629, de 26 de fevereiro 2010, a Academia integra e unifica o ensino em Segurança Pública, concentrando as atividades anteriormente realizadas pelas extintas Academia de Polícia Civil, Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Academia de Bombeiros Militar e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Após a criação pela lei, houve o trabalho de construção e  recuperação do prédio que já existia no local onde se encontra a Aesp, tendo início das atividades no espaço em 18 de maio de 2011.

O modelo de unificação do ensino em Segurança Pública é pioneiro no País e referência para os demais Estados da Federação. Atualmente, a AESP/CE é a responsável pela formação inicial e continuada dos profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e também para a formação e aperfeiçoamento de profissionais de segurança de outros estados e até de outros países.

O corpo docente dos diversos cursos é formado por profissionais especializados e capacitados não apenas em Segurança Pública operacional, mas também em Educação, Direito, Política, Cultura, Ética, Direitos Humanos e em demais áreas pertinentes à temática da segurança.

AESP

Com área total de 60 mil metros quadrados, a Academia conta com: 16 salas de aula, com capacidade para 35 alunos cada, amplos espaços de convivência, 32 alojamentos com capacidade para acolher 256 pessoas ao todo, biblioteca com acervo especializado em segurança pública, em torno de 10 mil títulos (entre livros, folhetos, obras de referência e publicações diversas), dois auditório com 180 e 76 lugares, estande com 32 postos de tiro, campo de futebol, ginásio poliesportivo, piscina olímpica e piscina com plataforma para salto, pista para caminhada e corrida de 300 metros, sala com equipamentos de musculação e ergometria, duas salas de defesa pessoal, cinco laboratórios experimentais, telecentro, gráfica e posto médico.

Serviço

Solenidade de dois anos da AESP
Dia: 28.05.2013, às 16 horas
Local: auditório da Aesp (Av. Presidente Costa e Silva, 1251 – Mondubim)

28.05.2013

Assessoria de Comunicação da Ascom/SSPDS

Nádia Juvêncio  (85 3101.6517 / 6518 / 6519)

Twitter: @sspdsce