Conferências territoriais de desenvolvimento rural começam nesta quinta-feira (23)

23 de maio de 2013 - 11:35

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inicia a partir desta quinta-feira (23), os seminários territoriais de desenvolvimento rural nos 13 territórios da cidadania do Ceará para apresentar os projetos que serão executados pela pasta até o final de 2014. O primeiro encontro será na Região Norte, no Território dos Sertões de Sobral, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Sobral. O objetivo é discutir como aplicar cada um dos projetos no desenvolvimento sustentável nos territórios.

O titular da SDA, Nelson Martins, ressaltou a importância dos seminários. “Percebemos que não podemos imaginar o desenvolvimento territorial pensando em um programa, e sim, em todos. E queremos mostrar tudo o que a secretaria tem a oferecer e está desenvolvendo para os territórios”.

A ideia é integrar os projetos nos territórios. De acordo com o perfil de cada comunidade que seja atendida por um projeto, outra ação poderá ser inserida. As comunidades conhecerão os projetos que estão em execução e que ainda serão executados até o final de 2014. Destaque para o Projeto São José III, o Programa Água Para Todos e o projeto Paulo Freire, que receberá recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Segundo o secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), Marcos Castro, os encontros fortalecerão a gestão social dos projetos nos territórios rurais. “Há uma necessidade da integração dessas ações para que nós passamos alcançar os objetivos do desenvolvimento rural sustentável”.

Os encontros servirão de preparação para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável que acontecerá, em Fortaleza no mês de agosto.

Serviço:

Encontro Territorial no Território dos Sertões de Sobral, às 9 horas

Local: Centro de Convenções de Sobral

Av. Dr. Arimatéia Monte E Silva, 300 – Campo dos Velhos

Outros encontros:

28/05 – Encontro Territorial no Sertão dos Inhamuns – IFCE de Crateús

28 e 29/05 – Encontro Territorial da Serra da Ibiapaba – Galeria da Esperança, em São Benedito

05/06 – Encontro Territorial do Litoral Extremo Oeste – Escola Profissionalizante de Camocim

06/06 – Encontro Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu – Cetred de Itapipoca

06/06 – Encontro Territorial do Centro Sul e Vale do Salgado – Local a definir

06 e 07/06 – Encontro Territorial do Litoral Leste – Câmara Municipal de Jaguaruana

11/06 – Encontro Territorial do Sertão Central – Escola Profissionalizante de Quixeramobim