HM comemora 80 anos como referência nas áreas cardíaca e pulmonar

22 de maio de 2013 - 14:08

Em reconhecimento e para celebrar a importância do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes para a saúde dos cearenses, nesta quinta-feira, 23, às 10 horas, será realizado evento em comemoração aos 80 anos da instituição que é referência nacional nas áreas cardíaca e pulmonar, atendendo pacientes do Estado e de outras regiões do país.

No auditório principal do Hospital, será lançado o selo dos Correios alusivo à data, acontecerá o descerramento da Placa Comemorativa aos 80 anos da Instituição e um resgate histórico, que será apresentado pelo cirurgião cardíaco, João Martins. “Será um momento para reconhecer aqueles que contribuíram com a fundação do Hospital de Messejana e para a saúde de tantas pessoas. Na oportunidade, os fundadores da casa, Otávio Lobo, Lineu Jucá e Pedro Augusto Sampaio, serão homenageados”, revelou o diretor do Hospital de Messejana, Ernani Ximenes.

Inaugurado em primeiro de maio de 1933, ao longo do tempo, o Hospital de Messejana se consolidou como o mais importante centro nas áreas cardíaca e pulmonar do Norte e Nordeste, dispondo de procedimentos de alta complexidade nessas áreas. Hoje, a Instituição é referência nacional em transplante cardíaco, pioneiro no Projeto Coração Artificial e em 2012 deu início aos transplantes pulmonares, com sucesso em todos os procedimentos realizados e sendo o único das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a realizar esse tipo de transplante.

Ao longo deste ano, serão realizadas uma série de ações alusivas aos 80 anos do Hospital de Messejana. Atividades já estão programadas em eventos científicos, como o Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia, Congresso Cearense de Cardiologia e o Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. A Academia Cearense de Medicina também realizará solenidade, com data a ser definida. O Hospital de Messejana ainda está organizando uma Jornada Científica para o mês de outubro e uma festa para os profissionais que atuam no Hospital de Messejana, em novembro.

Serviço:

Solenidade de 80 anos Hospital de Messejana

Data: 23 de abril (quinta-feira)

Hora: 10 horas

Local: Auditório A do Hospital de Messejana – Rua Frei Cirilo, 3480

22.05.2013

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (85 3101.4092)