Linha Leste: Licitação das obras civis começa nesta terça-feira (21)

20 de maio de 2013 - 20:26

Seg, 20 de Maio de 2013 16:53

A licitação para a escolha da empresa ou consórcio que construirá a  Linha Leste do Metrô de Fortaleza acontece nesta terça-feira (21), na  Comissão Central de Concorrências, na Procuradoria Geral do Estado  (PGE). As obras deverão começar ainda no segundo semestre desse ano  (2013). A linha, de 12,4 km de extensão, terá as estações: Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF,  Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos e Edson Queiroz.  Além dessas, haverá integração com as Linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. O Governo do Estado já adquiriu as máquinas tuneladoras e equipamentos auxiliares para escavação e construção dos túneis.

As empresas participantes deverão apresentar os documentos de  habilitação e suas propostas de preços por valor não superior a R$ 2,5  bilhões – valor para as obras civis. Uma vez recebido os documentos a Comissão iniciará a análise  da habilitação, período em que verificará a documentação da empresa  abrindo assim o prazo de recursos. Uma vez terminada essa fase será  marca a data de abertura das propostas de preços. O equipamento será operado com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal  Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A  linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont, com o mínimo de interferência no tráfego de veículos.

A Linha Leste integra o Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal, que garantiu recursos da ordem de R$ 2 bilhões para a obra, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. O Governo do Estado do Ceará  entra com pouco mais de R$ 1 bilhão de contrapartida. Os recursos  estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai  contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.

Tuneladoras

As duas primeiras tuneladoras (de um total de quatro) para a  construção dos túneis da Linha Leste já estão prontas com os testes em  fábrica previstos para o período de 27.05 a 14.06. Em seguida os  equipamentos serão embarcados para o Brasil devendo chegar ao Porto do Pecém no final de mês de julho. As máquinas foram adquiridas pelo Governo do Estado, através da Seinfra, ao preço de R$ 128,2 milhões. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana  The Robbins Company, vencedora da licitação ocorrida em maio de 2012.

Já estão no Porto do Pecém formas e equipamentos auxiliares para a uma  das duas Fábricas de Anéis para construção dos túneis da Linha Leste.

Saiba mais:

– Cada máquina tuneladora terá seis metros e noventa e dois  centímetros de diâmetro.
– O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente  nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade.
– Estima-se que cada máquina deverá escavar cerca de 16 metros de  túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.
Cada fábrica terá capacidade de produzir de 20 a 24 anéis com  comprimento de 1,5m cada anel com diâmetro interno de 6,0m.

Recebimento propostas Obras Civis Linha Leste
Data: 21 de maio
Horário:9h30min
Local: Comissão Central de Licitações –  PGE (Av. Dr. José Martins