Começa segunda-feira (20) atendimento na emergência do Hospital Regional Norte

17 de maio de 2013 - 20:12

Nesta segunda-feira, 20 de maio, começa o atendimento na emergência do Hospital Regional Norte, em Sobral. É o início da última etapa do cronograma de funcionamento do novo HRN, construído pelo Governo do Estado para atender toda a população dos 55 municípios da macrorregião Norte. Na emergência, que tem início com o atendimento de pacientes adultos,  são 38 leitos e 15 consultórios.

O atendimento na emergência seque a Classificação de Risco. Isso significa  que o tempo para o paciente ser atendido é de acordo com a gravidade do seu caso. Todo paciente, após passar pela triagem, recebe uma pulseira com a cor correspondente ao tempo de atendimento. A pulseira vermelha é colocada no braço do paciente em caso de emergência, que necessita de atendimento imediato, zero minuto. A pulseira amarela, com 10 minutos,  é entregue em caso muito grave, de atendimento praticamente imediato. O paciente que precisa de atendimento rápido, mas pode aguardar, recebe a pulseira amarela. Já o paciente menos grave, depois de passar pela triagem, pode ser atendido de 120 a 240 minutos ou encaminhado para outros serviços de saúde já que o Hospital tem o perfil de média e alta complexidade.

hrn dentro

No último dia 30 de maio ocorreu umas das etapas mais importantes do cronograma de funcionamento. Foi a abertura das internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Nesta sexta-feira, 17 de maio, há sete pacientes nas UTIs do Hospital Regional Norte. As cirurgias começaram a ser feitas no dia 18 de março.

Com 57.813,70 metros quadrados de área construída, na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco, o HRN é o maior hospital do interior do Nordeste. Tem 382 leitos e capacidade para realizar até 1.300 internações por mês.  Em obras e equipamentos foram investidos R$ 229.082.947,73, recursos do Governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  O HRN faz parte do programa de expansão e melhoria da assistência à saúde da população que o Governo do Estado  desenvolve na Capital e no Interior.

17.05.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br  / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213 )
Twitter: @SaudeCeara