Cid Gomes inaugura 92ª Escola Estadual de Educação Profissional em Milagres

15 de Maio de 2013

Os jovens do município de Milagres, na Região Cariri, distante 402 quilômetros de Fortaleza, passam a contar com mais oportunidades de preparação para o mundo do trabalho a partir de agora. Nesta quinta-feira (16), às 19 horas, o governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Irmã Zélia da Fonseca. Será a 92ª unidade com esta modalidade de ensino entregue aos cearenses. Foram investidos R$ 7,6 milhões, provenientes do Tesouro do Estado e Governo Federal, para construção, mobiliários e equipamentos.

Na escola, o aluno fará o Ensino Médio e escolherá um dos quatro cursos ofertados: Enfermagem; Estética; Finanças e Rede de Computadores. Para defini-los, a Secretaria da Educação (Seduc) observou a vocação econômica da região. O prédio tem capacidade para atender até 540 alunos, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas.

Para colocar em prática o que aprenderam durante as aulas teóricas, os alunos vão dispor também de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. Quando chegarem ao  terceiro ano, o Governo do Estado propiciará o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a sua formação.

A Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Zélia da Fonseca faz parte da 20ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), localizada em Brejo Santo, que já dispõe de três Escolas de Educação Profissional nos municípios de Aurora, Brejo Santo e Mauriti.

Em 2008, o Governo do Estado assumiu o compromisso de implantar o Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Na ocasião, o atendimento começou em 25 unidades. Atualmente, as 92 escolas são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 31 mil jovens, em cursos técnicos com três anos de duração. Até 2014, o Ceará terá um total de 140 EEEPs. As construções seguem o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais, sob a supervisão do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Serviço: Inauguração da EEEP Irmã Zélia da Fonseca

Data: 16/05/2013 – Horário: 19 horas

Endereço: Rua Raimundo Tavares da Cruz, s/n – Bairrro: Eucaliptos

 

15.05.2013

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( / 85 3101.3972)