Governo do Estado inaugura adutora e açude no Litoral Oeste

13 de maio de 2013 - 13:29

O governador Cid Gomes inaugurou no último sábado (11), a adutora que abastecerá a cidade de Amontada, no Litoral Oeste do Estado, município que tem uma população de 16 mil habitantes. A adutora tem uma extensão de 13,5 km e receberá água do açude Missi, construído na divisa entre os municípios de Miraíma e Amontada.

O equipamento possui uma vazão de 30,10 litros por segundo e, para a sua construção foram investidos cerca de R$ 6,687 milhões, com financiamento do Banco Mundial e contrapartida do Governo do Estado.

A água será fornecida de acordo com as normas ambientais, tratada no Complexo de Equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no açude Missi. A água será bombeada até as redes de distribuição do sistema de água e esgoto de Amontada por um conjunto de motobombas.

De acordo com o governador Cid Gomes, “água tratada e de qualidade é um grande passo para o município se desenvolver. O prefeito Paulo César está construindo um distrito industrial e eu estou disposto a ajudar esse distrito industrial. Mas é preciso atrair as empresas, e o Estado se propõe ajudar”, ressaltou. Na avaliação do prefeito, a adutora é um sonho realizado. “Agora temos água de qualidade. Podemos vislumbrar a melhoria de geração de emprego e renda na nossa cidade”, disse.

A solenidade contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; do deputado federal José Airton Cirilo; deputados estaduais Roberto Mesquita, Dr. Sarto e Edísio Pacheco; do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes; dos prefeitos Jerônimo Brandão, de Morrinhos; Dr. Dagmauro, de Itapipoca; Betão, de Miraíma, dentre outros.

Açude Ipuzinho

Após a inauguração da adutora, a comitiva do governador Cid Gomes seguiu para Itapajé, também no Litoral Oeste, para a entrega do açude Ipuzinho. O reservatório tem capacidade para acumulação de 4,85 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório, que já acumula água das chuvas, está localizado a menos de dois quilômetros de distância da cidade de Itapajé, que 48,9 mil habitantes beneficiários diretos dessas águas. Foram investidos pelo Governo do Estado cerca R$ 9,706 milhões.

ItapajéItapajé2

13.05.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)