Hemoce convoca doadores com os tipos sanguíneos O+ e O-

10 de maio de 2013 - 14:01

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) pede atenção da população para o estoque de sangue. Em especial aos doadores com os tipos sanguíneos O+ e O-, já que, nos últimos dias, o banco de sangue sofreu uma queda preocupante. Para que o banco de sangue do Estado possa realizar um atendimento de qualidade são necessárias 250 doações diárias e nos últimos dias o número de doações tem variado entre 90 e 100 doações por dia.

A situação se agrava com o período chuvoso, quando a frequência de doações diminui, pois muitos doadores adoecem com gripes, viroses e dengue, impossibilitando assim a doação. Outra dificuldade enfrentada é o deslocamento até o Hemoce. Mesmo com as coletas itinerantes, o estoque de sangue do hemocentro vem apresentando uma queda diária.

De acordo com a Portaria nº 1836/2012, publicada em 17 de julho de 2012, o Hemoce fica responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, a Hemorrede Estadual – composta por unidades Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – atende 100% (cem por cento) da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento ao usuário do SUS. Atualmente, o Hemoce assiste  167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais.

Para doar

Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

Onde doar

– Hemocentro Coordenador – Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, de 8h às 16h.

– Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF): Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30min.

Unidade Móvel do Hemoce: realiza coletas externas de segunda a sábado. Para conhecer a programação da semana, acesse o site www.hemoce.ce.gov.br ou acompanhe nas redes sociais (Twitter: @Hemoce e Facebook: Hemoce (Oficial)).

10.05.2013

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Suzana Mont’Alverne (suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br / 85 3101.2308)