Trabalhadores do VLT retomam atividades em todas as frentes de obras

6 de maio de 2013 - 19:06

Os trabalhadores das obras do ramal Parangaba-Mucuripe, a ser operado por Veículo Leve sobre Trilho em Fortaleza (VLT), retomaram suas atividades na última sexta-feira (3). A volta ao serviço, em todas as frentes, foi garantida mediante assinatura de acordo entre o consórcio responsável pela obra e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Tarraplenagem em Geral no Estado do Ceará (Sintepav-CE). De acordo com o consórcio CPE-VLT, responsável pelo empreendimento, com o reinício dos trabalhos o cronograma de conclusão das obras não sofrerá alteração, não havendo assim a necessidade de reposição dos dias parados.

Segundo o Sintepav-CE, ficou garantido aos cerca de 500 trabalhadores um reajuste salarial de 11%, cesta básica de R$ 150,00 e abono dos dias paralisados. Os serviços de implantação do VLT já alcançam as proximidades do viaduto da BR-116 no trecho sobre a avenida Borges de Melo, nas imediações do Conjunto Residencial Maravilha onde estão sendo erguidos os pilares do elevado por onde o VLT circulará naquele trecho. A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenidas Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continua, avançando após a rua Júlio Abreu. Junto com a implantação do VLT, estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que corre paralela à linha do VLT.

O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado e se constitui em uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.  O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação.

Integração

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba – Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate Clube.

Estão sendo construídos também dois elevados nas avenidas Germano Frank e Aguanambi, passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas dentre outros locais sobre as avenidas Expressa e Pontes Vieira. O VLT deverá ser entregue à população, no primeiro trimestre do próximo ano, a tempo do Mundial de 2014.

06.05.2013

Assessoria de Comunicação da Seinfra

Marco da Escóssia (85 3216.3764 – 8898.4318)

Twitter: @seinfrace