Ramo da Zona de Convergência Intertropical favorece chuvas

30 de abril de 2013 - 17:59

Um ramo da Zona de Convergência Intertropical favorece chuvas desde a madrugada desta terça-feira, 30 de abril, em várias regiões do Estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse sistema, que é o principal indutor de precipitações durante o período chuvoso, está oscilando entre o Oceano Atlântico e o Nordeste do Brasil e, no momento, atua sobre o Ceará. Foram registradas precipitações em 116 municípios cearenses, sendo o maior índice em Quixeramobim (83 milímetros), seguido de Pedra Branca (46mm) e Ipueiras (43mm). Na Capital a chuva, até às 7 horas da manhã, foi de 22,6 milímetros.

“Para o feriado de 1º de maio, a previsão é que a Zona de Convergência Intertropical permaneça atuando. Assim devemos ter céu nublado com chuvas na parte centro-norte do Ceará”, informa Raul Fritz, meteorologista da Funceme. A tendência para 48 e 72 horas é de diminuição das precipitações, devido à oscilação do sistema meteorológico.

 

Abaixo da média

As precipitações em abril foram irregulares, com alternância de períodos sem chuvas e dias com chuvas intensas em alguns municípios. Dessa forma, em números parciais, a estação chuvosa de 2013 no Ceará está 50% abaixo da média histórica.

Segundo os meteorologistas, o mês de maio – o último do período chuvoso, deve permanecer como os anteriores e apresentar déficit de chuvas no Estado. A previsão é de maior probabilidade de precipitações abaixo da média. “As condições oceânicas, principalmente do Atlântico, não estão favoráveis”, assevera Raul Fritz.

 

30.04.2013

Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto (85 8814.4194)