Fase de treinamento do programa Brasil Voluntário tem início neste sábado (27)

26 de abril de 2013 - 14:07

Faltando exatos 50 dias para a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, os selecionados do programa Brasil Voluntário participarão do treinamento presencial nas cidades-sede. A partir deste sábado (27), os futuros voluntários terão aulas de História e Cultura das Cidades-sede, Segurança e Primeiros Socorros, Hospitalidade e Acolhimento, além de terem a oportunidade de fazer o Teste de Inglês para Comunicação Internacional – TOEIC® (Test of English for International Communication). Em Fortaleza, a cerimônia de abertura da fase de treinamento acontece neste sábado, às 13 horas, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), no prédio da Universidade do Parlamento do Ceará (Uniparce).

Coordenado pelo Ministério do Esporte, o programa Brasil Voluntário selecionou 7 mil pessoas para a segunda etapa de capacitação em todo o Brasil. Fortaleza recebeu 2.679 inscrições de interessados em atuar no programa. Os classificados foram definidos após o treinamento virtual, finalizado no último dia 19. No total, 1.755 inscritos estarão aptos a participar das aulas nos próximos quatro fins de semana. Além de Fortaleza, outras cinco cidades que receberão a Copa das Confederações também iniciarão seus treinamentos neste sábado. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Todos os voluntários que participarão do treinamento terão direito a certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

O treinamento de voluntários contará ainda com a colaboração de monitores selecionados pelos cursos de Psicologia, Educação Física e Artes, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e do curso de Turismo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). As aulas serão ministradas por professores da UnB entre os dias 27 de abril a 26 de maio, sempre nos fins de semana. Os candidatos serão divididos em três turmas de acordo com os horários: sábados à tarde, domingos pela manhã ou domingos à tarde.

Papel do voluntário

Após a capacitação, os voluntários terão o papel de auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas seis sedes da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho. Após a Copa das Confederações, o Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento no ano que vem.

25.04.2013

Assessoria de Imprensa da Secopa

Ana Martins / Sabrina Lima (85 3264.5359)