Reunião analisa instalação do Comitê Estadual de Segurança Hídrica

17 de abril de 2013 - 19:22

Secretarias e órgãos do Estado se reúnem nesta quinta-feira (18), às 09 hora, para discutir a instalação do Comitê Estadual de Segurança Hídrica. A reunião acontece na sede do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). O comitê foi criado pelo Decreto nº 31.165, de 13 de março de 2013, publicado no Diário Oficial do Estado no dia de 14 de março de 2013.

Participam da reunião as entidades que tenham atribuições diretamente ligadas à área de Segurança Hídrica. Além do Conpam, estarão presentes: Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Secretaria das Cidades, Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Arce), Corpo de Bombeiros/Defesa Civil, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, o comitê tem a função de integrar as ações que o Governo do Estado já vem desenvolve em relação à oferta, qualidade e distribuição da água. “O comitê atua em duas frentes. A primeira delas é o reconhecimento da água como ativo natural prioritário no estado. A água é o nosso desafio. O segundo ponto é a oportunidade que setores tão distintos terão de trabalhar em conjunto, integrando as ações”.

Além de discutir a instalação do Comitê Estadual de Segurança Hídrica, no âmbito das ações do Conpam, também serão analisadas as metas do P4R (programa por resultado), modelo de operação de crédito junto ao Banco Mundial (Bird). O P4R busca apoiar o crescimento econômico, baseado na diminuição de desigualdades e na promoção da sustentabilidade ambiental.

 

17.04.2013

Assessoria de Comunicação do Conpam

Elizabeth Rebouças ( elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br / 85 3101.1235 – 8848.2022)