Estudantes visitam estações de água e esgoto em Caucaia

10 de abril de 2013 - 11:57

Duas turmas, com cerca de 30 estudantes cada, irão visitar duas Estações da Cagece em Caucaia, aprendendo um pouco mais sobre tratamento de esgoto e de água. As visitas serão realizadas pelas manhãs dos dias 12 e 13 de abril, respectivamente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).

O passeio educativo incluirá a Estação de Tratamento e de Reuso de Esgoto do bairro Guadalajara em Caucaia e a Estação de Tratamento de Água Oeste, no Toco, em Caucaia. Os estudantes iniciarão sempre as atividades na Unidade de Negócio Metropolitana Norte (UNMTN) onde receberão noções sobre tratamento e reuso. As visitas integram o Programa Construindo Profissionais da UNMTN, que existe desde 2010 e que atende a solicitações por parte de instituições de ensino.

Na Estação de Tratamento e Reuso de Esgoto de Guadalajara, os estudantes terão a oportunidade de conhecer um processo de reuso de esgoto. A Estação utiliza uma tecnologia alemã, chamada de Wellan, que aprimora o tratamento de esgoto, a ponto do efluente final poder ser reutilizado para a rega de canteiros. O projeto foi implantado em uma estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização, que funciona com uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e três lagoas de maturação.

Já a Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste) teve sua primeira etapa inaugurada, no final de 2012. Atualmente, funcionam seis filtros, por meio de filtração direta descendente. Há também um reservatório de 11 mil metros cúbicos. Já estão sendo beneficiadas 220 mil pessoas em 16 localidades de Fortaleza e Região metropolitana.

10.04.2013

Assessoria de Imprensa da Cagece

Janaína Taillade (85 3101.1828 – 3101.1826 – 8878.8932)