UPAs 24 horas ultrapassam a marca de 500 mil atendimentos

9 de abril de 2013 - 13:02

502.765 atendimentos. Esse é o balanço atualizado do número de atendimentos feitos nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) construídas em Fortaleza pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Estado do Ceará (Sesa), com apoio do Ministério da Saúde (MIS). A UPA 24horas localizada no bairro Autran Nunes, que atende dezenas de bairros vizinhos, ainda fará um ano de funcionamento – dia 19 abril -, mas já realizou 155.17 atendimentos. Já a Unidade da Praia do Futuro, que abriu as portas para a população em março de 2012, atendeu 115.471 pessoas. Em Messejana, a UPA 24 horas contabiliza 133.559 atendimentos em 11 meses de funcionamento. A mais nova das UPAs inauguradas, localizada no bairro Canindezinho, com apenas nove meses, já contabiliza 98.718 atendimentos.

As UPAs 24 horas foram construídas para ampliar e qualificar ao acesso aos serviços de urgência e emergência para adultos e crianças. Nelas a população recebe atendimento dos médicos clínico geral e pediatra, e ainda serviços de enfermagem em casos de dores no peito, pressão alta, falta de ar, vômito, convulsão e primeiros socorros em situações de queimaduras e cortes. Na UPA da Praia do Futuro há também o serviço de cirurgiões dentistas para atendimento 24 horas de urgência e emergência.

Em função da estrutura de atendimento, e de serem abertas 24 horas, mesmo nos finais de semana e feriados, há um grande número de pessoas que procuram as Unidades para realizar serviços e ações que são do perfil dos postos de saúde. A Secretaria orienta que pacientes com tosse e mulheres em atendimento de pré-natal, por exemplo, devem procurar os postos de saúde da rede de atenção básica do município. Em casos de vítimas de trânsito com fraturas expostas devem ser levadas diretamente para os hospitais de referência no atendimento a traumas.

Novas Unidades

Há mais duas UPAs 24 horas sendo concluídas e equipadas para inaugurações em Fortaleza. Elas ficam no Conjunto José Wálter e no Conjunto Ceará. No Interior, duas já foram entregues à população, em Maranguape e Caucaia. Mais oito estão com as instalações e sendo equipadas para o governador Cid Gomes inaugurar, e ficam localizadas nos municípios de Horizonte, Pentecoste, Pecém, Eusébio, Canindé, Crateús, Aracoiaba e São Benedito.

09.04.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara