Cid Gomes entrega 15º CEO à região de Canindé nesta quinta-feira (04)

3 de abril de 2013 - 13:11

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Arruda Bastos, entregam nesta quinta-feira (04), às 9 horas,  o  15º Centro de Especialidades Odontológicas. A unidade, localizada em Canindé, no Sertão Central, vai atender ainda os  municípios de Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti, que integram a 5º Região de Saúde, tem agora a garantia, no serviço público, de atendimento odontológico. “O Ceará, antes de 2007, só tinha no Interior quatro CEOs construídos pelo Estado e eram de abrangência apenas municipal. Atendiam somente a população do município onde estão localizados em São Gonçalo do Amarante, Tauá, Aracati e Iguatu. Cis Gomes inaugura o 15º, que atende vários municípios e é referência de atendimento para cada região que estão situados”, destaca o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

No CEO regional em Canindé, que fica na Rua Paulino Barroso, s/n, bairro Imaculada Conceição, os moradores dos seis municípios terão acesso gratuito a serviços de prótese, periodontia, ortodontia, endodontia e diagnóstico do câncer de boca. Entre os exames, farão raio x e a panorâmica digital. Na aquisição de modernos equipamentos, que asseguram esses exames considerados mais complexos, foram investidos R$ 848.489,12, recursos do governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em obras, o investimento foi de R$ 1.333.333,34, do Estado e do BID. A estratégia de gestão utilizada em todos os CEOs regionais é o consórcio público de saúde. Com essa integração, o custeio mensal é compartilhado entre o governo do Estado, os municípios da região e o Ministério da Saúde.

Além da região de Canindé, há outros 14 novos CEOs regionais inaugurados e funcionando plenamente em Ubajara, Baturité, Brejo Santo, Itapipoca, Russas, Acaraú, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Camocim, Caucaia, Crateús e Limoeiro do Norte. E há mais três CEOs com as obras concluídas e sendo equipados para inaugurações em Icó, Maracanaú e Quixeramobim.

No Centro de Especialidades Odontológicas regional em Canindé, o governo do Estado faz uma homenagem ao ex-prefeito do município. Denomina de Francisco Alberto Martins o CEO regional, homenagens exibidas na fachada e na placa de inauguração. Francisco Albert Martins foi prefeito no período de março de 1963 a março de 1967. Participou da fundação do Hospital e Maternidade São Francisco. Era funcionário da Receita Federal.

Caminhos de Assis

Já na noite desta quarta-feira (03), o governador Cid Gomes fará uma caminhada entre as estações do Caminho de Assis. A concentração será às 20 horas, na localidade de Ladeira Grande, em Maranguape (entrocamento entre as CE-226 e CE-119) e seguirá até a próxima estação, em Tabatinga. Na quinta-feira (04), Cid Gomes, que é devoto de São Francisco, assistirá à missa na Basílica de Canindé.

Os Caminhos de Assis foi inaugurado há exatamente um ano também com uma caminhada feita pelo governador Cid Gomes. O trajeto total compreende o percurso entre Maranguape e Canindé  com 136,43 quilômetros de extensão, onde ao longo dele foram construídas as estações. Nas obras, foram investidos R$ 1.583.196,94, oriundos do Tesouro do Estado. O trajeto recebeu as estações de Penedo, Amanari, Juvenal, Inhuporanga e Caridade, todas com espaços dedicado às orações e recolhimento espiritual.  Cada estação conta também com dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, dotados de energia elétrica e aptos para tornar o percurso mais confortável e seguro.

Saindo da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Maranguape, mais conhecida como Igreja Matriz, o trajeto passa por mais nove localidades (Tabatinga, Penedo, Papara, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Fazenda Cotendas, Caridade e São Domingos), até chegar à Basílica. O trajeto passa também por edificações históricas, como a Capela de Santa Terezinha; Igreja São João Batista; e Capela Santa Luzia, nas localidades de Papara, Amanari e Inhuporanga, respectivamente.

Trechos dos Caminhos de Assis

Maranguape – Tabatinga = 14,21 Km
Tabatinga – Penedo = 10,14 Km
Penedo – Papara = 8,55 Km