Licitação traz transparência a contrato de serviços de enfermagem

2 de abril de 2013 - 17:12

Com o objetivo de complementar os quadros de profissionais dos serviços de enfermagem dos hospitais e unidades da rede pública estadual foi realizada licitação pública. Cinco empresas participaram da licitação. O resultado foi divulgado na última quarta-feira, 27 de março de 2013. A vencedora foi a Cooperativa dos Trabalhadores e Profissionais do Estado do Ceará Ltda. As cinco empresas apresentaram planilhas de custos dos serviços de enfermeiros e auxiliares e técnicos com valores iguais, porém a Coosaúde ofereceu a menor taxa de administração do contrato, de 1%, enquanto a taxa de administração da empresa que ficou em segundo lugar no certame era de 3,5%. A Secretaria da Saúde do Estado assinou o contrato com a Coosaúde na manhã desta segunda-feira, 1º de abril.
 
Licitação pública é um instrumento de transparência utilizado na contratação de serviços e aquisição de produtos na rede pública, nos três níveis – municipais, estaduais e federal. Com essa prática rotineira, exigência da Lei das Licitações (8.666/93) os órgãos de controle interno e externo acompanham os processos, deixando assim os gestores seguros dos atos administrativos. “Com a transparência, promovida a partir de licitações públicas, em que as empresas concorrem livremente, sentimos total segurança em suprir o quadro complementar de profissionais de enfermagem e assim manter o pleno funcionamento dos hospitais e o atendimento à população”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele informa que as escalas dos profissionais estão mantidas.
 
Concursados
 
O Governo do Estado tem reforçado o quadro de profissionais dos hospitais e unidades da rede Sesa com servidores públicos concursados. Em 2011 concluiu a convocação dos 4.273 aprovados em concurso público feito em 2006. Desse total, 1082 profissionais de nível superior de diferentes áreas. Entre elas, a enfermagem. São 600 a mais  distribuídos na rede de assistência. O número de profissionais de nível médio também foi ampliado com servidores concursados. O reforço foi de 2027 aprovados no último concurso, que contribui para ampliar e  qualificar o atendimento nos hospitais.
 
 
02.04.2013
 
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira (85) 3101-5220 / 5221