Experiência da Cagece com Sisar será apresentada em evento internacional

18 de Março de 2013

A experiência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), será compartilhada em evento internacional, que acontece a partir desta segunda-feira (18) até sexta-feira (22), em Belo Horizonte. A palestra sobre o Sisar será ministrada nesta segunda-feira, às 16h30min, pelo engenheiro Hélder Cortez, durante o IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública da Funasa.

O palestrante da Cagece irá integrar a mesa redonda “Gestão em Saneamento Rural” contribuindo com o tema Modelo Sistema Integrado de Saneamento Rural. Outro assunto em pauta na mesma mesa redonda será A Gestão Comunitária do Saneamento Rural, ministrado por Rolando Marin Leon, da Confederação Latino Americana de Organizações Comunitária de Serviços de Água e Saneamento (Clocsas).

O Sisar já é referência nacional em gestão do saneamento rural, tendo sido modelo para outras experiências no semiárido brasileiro. Atualmente, existe um Sisar para cada uma das oito bacias hidrográficas do Ceará. No entanto, o Sistema começou a ser implantado no Ceará em 1995, inicialmente na Bacia do Acaraú e Coreaú, com sede em Sobral.

Os Sisar’s beneficiam pequenas comunidades e têm por objetivo garantir, em longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas de água implantados pela Companhia de forma auto-sustentável. Cada um desses Sisar’s constitui uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, formada pelas associações comunitárias que representam as populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece. 

18.03.2013

Assessoria de Imprensa da Cagece

(85 3101.1826 / 3101.1828)