Livro de memórias do Festival Jazz & Blues será lançado nesta quinta-feira (14)

13 de março de 2013 - 12:58

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em parceria com a Via de Comunicação e Cultura, lança nesta quinta-feira (14), às 19 horas, no hall do Teatro Dragão do Mar, o livro “Nos Acordes do Jazz & Blues – Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga”. A obra narra a história do Festival que transformou o Carnaval serrano do Ceará e se tornou um dos maiores eventos dos gêneros jazz & blues no País, marca de pioneirismo, qualidade artística, excelência em produção cultural e integração com a comunidade, a partir de ações de responsabilidade social e ambiental. Na ocasião, o guitarrista e violonista Cainã Cavalcante receberá o público para uma “jam-session” , ao lado dos músicos Thiago Almeida (teclado), Miqueias dos Santos (baixo) e convidados que já participaram do evento. 

Há 13 anos, jazz e blues estavam longe de serem gêneros musicais populares entre os cearenses. Com o Festival, hoje tradicional no calendário cultural do estado, os estilos alcançaram grande visibilidade, fortalecendo a cena e conquistando uma plateia numerosa, além de contribuir para o fortalecimento da economia da região ao atrair milhares de turistas todos os anos. Nomes ilustres da música, como César Camargo Mariano, Paquito D’Rivera, Stanley Jordan, Scott Henderson, Toots Thielemans, Ivan Lins, Manassés de Souza e inúmeros outros artistas fazem parte da história do Festival Jazz & Blues, agora contada em “Nos Acordes do Jazz & Blues”. A narrativa também traz entrevistas com Hermeto Pascoal, Yamandu Costa, Arismar do Espírito Santo, Nuno Mindelis, Chico Pinheiro, Artur Menezes, Adelson Viana, Jefferson Gonçalves, Moacir Bedê e Samuel Macêdo, da Banda dos Meninos da Casa Grande, entre outros.

O livro faz uma retrospectiva do Festival, desde a sua concepção, revelando o porquê da escolha de Guaramiranga como cidade sede, as realizações e contribuições ao público e à cena cultural cearense, o período de pré-produção, o evento na serra e o pós-Festival, o impacto social, econômico e cultural para o Ceará, formação profissional e artística, bastidores, equipe de produção, espectadores e Poder Público. 

“Nos Acordes do Jazz & Blues” foi idealizado pelas diretoras da Via de Comunicação, Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, também criadoras do Festival. Tem projeto editorial, pesquisa, texto e edição de Dalwton Moura, fotografias de Chico Gadelha, projeto gráfico de Caio Castelo e apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e da Coelce.

 
Serviço:
Data: 14 de março de 2013
Hora: 19 horas
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em frente ao Teatro Dragão do Mar. Entrada franca, com direito a show do guitarrista e violonista Cainã Cavalcante.
Preço do livro: R$ 39,00.
Informações/vendas: Via de Comunicação: 3262-7230.

 

13.03.2013

Assessora de Comunicação e Marketing do IACC

Luciana Vasconcelos (85 3488.8625 – 8733.8829)

www.dragaodomar.org.br

@_dragaodomar

www.facebook.com/dragaodomar