Lacen realiza em Juazeiro do Norte mutirão de exame de DNA

13 de março de 2013 - 17:48

Mutirão de exames de comprovação de paternidade será realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceara (Lacen) na quinta-feira (14) e sexta-feira (15), em Juazeiro do Norte, no Cariri. Serão atendidas 50 famílias selecionadas pela Defensoria Pública do Estado e pelas varas de família. O Lacen vai realiza as análises de DNA a partir da coleta de material genético durante o mutirão. As famílias serão atendidas na unidade do Lacen em Juazeiro do Norte, na Rua Boa Vista, 444, São Miguel.

Os testes de comprovação de paternidade são realizados realizados pelo Lacen por encaminhamento da Defensoria Pública do Estado, dos Núcleos de Mediação e de Justiça Comunitária e conselhos tutelares, quando o exame de DNA é consensual, ou por determinação judicial, nos casos litigiosos. Mais de 15 coletas são feitas diariamente na unidade do Lacen em Fortaleza. As coletas também são feitas nas unidades de Juazeiro do Norte, Crato, Tauá, Senador Pompeu e Icó.

O aparelho sequenciador de DNA do Lacen tem capacidade de realizar até 400 exames por mês. Após a realização da coleta de material, o exame é entregue em até 10 dias. Em 2012, o Lacen realizou 3.201 testes de comprovação de paternidade. Este ano, já foram realizados 850 exames. Desde janeiro de 2009, quando o serviço foi iniciado, foram realizados pelo Lacen 12.750 exames.

Antes da implantação do Laboratório de Biologia Molecular do Lacen, a Secretaria da Saúde do Estado mantinha convênio com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC) para realização de exames. Eram feitos somente 55 exames por mês, quantidade bem inferior ao número de famílias que reivindicavam na justiça o exame para comprovação da paternidade, na maioria dos casos, para garantir o direito à pensão alimentícia. Nos laboratórios particulares o exame de DNA chega a custar R$ 1 mil.

Além do trabalho de rotina, com a realização de 350 exames de DNA por mês, o Lacen promove mutirões na Capital e no Interior, em parceria com as Varas de Família, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado. O último mutirão de exames de DNA foi realizado em Sobral, nos dias 21 e 22 de fevereiro, quando foram atendidas 37 famílias. O próximo já está marcado para o dia 22 de março, em Aracoiaba.

 

13.03.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221 – 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara