Nefrologia do HGF é destaque em publicação internacional

12 de março de 2013 - 12:31

HGF NovaO Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é destaque na revista especializada alemã, Clinical Nephrology, vinculada à Sociedade Internacional de Nefrologia, com a recente publicação de artigo avaliando o perfil de pacientes admitidos com Insuficiência Renal Aguda (IRA) nas enfermarias e UTI do Hospital. O trabalho coordenado pela médica Elizabeth F. Daher é assinado por nove nefrologistas do Serviço de Nefrologia do HGF e se baseia na monografia da médica Silvia Queiroz Santos, primeira residente de Nefrologia do Hospital, que desenvolveu sua pesquisa em 2008.

Durante seis meses foram avaliados 491 pacientes com diagnóstico de Insuficiência Renal Aguda, observando-se que 55% chegavam ao Hospital com IRA, 29 % desenvolviam a fase aguda já na enfermaria e 15% quando estavam na UTI. A pesquisa observou ainda que em 90% dos casos, os cuidados do nefrologista só eram solicitados quando o paciente já estava com IRA grave.

Segundo o médico Antonio Augusto Carvalho Guimarães, chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital, o trabalho colocou em evidência a gravidade dos pacientes portadores de Insuficiência Renal Aguda, enfatizando a importância do Serviço de Nefrologia no atendimento desses pacientes para reduzir a mortalidade.

 

Referência

O Serviço de Nefrologia do HGF é referência no Norte e Nordeste no atendimento de emergência e ambulatorial. Conta atualmente com 19 máquinas de proporção para hemodiálise e 12 máquinas de hemodiálise para atendimento ao paciente renal agudo no leito – Sistema Portátil de Hemodiálise – Genius, método de diálise mais avançado no mundo.

Com capacidade para atender até 100 pacientes por dia, o Serviço funciona durante 24 horas com equipe multiprofissional, em regime de plantão, que atua em permanente sintonia com o serviço de emergência e ambulatórios do Hospital, com a finalidade de prevenir a evolução da doença renal aguda para a doença renal crônica, e, com isso, reduzir a incidência do transplante renal.

Para o diretor do HGF, Zózimo Medeiros, a publicação em revista de tão largo alcance, reflete o desempenho da equipe do Serviço de Nefrologia e amplia o reconhecimento do HGF como hospital ensino de referência.

 

Assinam o artigo os nefrologistas do HGF

Antonio Augusto Carvalho Guimarães – chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital

Dra Elizabete F Daher – coordenadora da pesquisa
Célio Araújo Barbosa
Alexandre B Liborio
Geraldo B Silva Junior
Silvia Q. Santos
Carla Camila R Bezerra
Elton J. B.Diniz
Rafael S. A. Lima
Rosa M.S. Mota
Krasnália Livia S. Abreu

 

12.03.2013

Assessoria de Comunicação do HGF

Vólia Rocha ( volia.rocha@hgf.ce.gov.br / 85 3101.7086 / 85 8726.1212)