Hemoce vai ao TCM coletar sangue na quarta-feira (13)

12 de março de 2013 - 19:06

Os servidores dos órgãos públicos que funcionam no Centro Administrativo do Cambeba terão nesta quarta-feira (13) a oportunidade de doar sangue no próprio local de trabalho. Para  assegurar estoques durante o feriado da Semana Santa, o Hemoce leva a unidade móvel ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para fazer coleta de doações das 8 horas às 16 horas. No início da manhã acontecerá a solenidade de adesão do TCM à campanha de doação, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, e do presidente do TCM, Francisco Aguiar.

A nova campanha do Hemoce tem a parceria do Rotary Internacional e é apadrinhada pelo sanfoneiro Waldonys. No TCM, o trabalho de coleta contará com a participação de profissionais do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A presidente do Conselho, Celiane Muniz, e a conselheira Fátima de Souza, apresentarão ações educativas e de prevenção em saúde. Haverá ainda a participação dos Anjos da Enfermagem, que se encarregarão de manifestações lúdicas, com o apoio de acadêmicos de enfermagem e da  Associação dos Servidores do TCM (Astcom ). O TCM, sozinho, tem potencial de 500 doadores.

O feriado da Semana Santa registra aumento de atendimentos nas emergências dos hospitais. E no mês de março ocorre uma diminuição no número de doações de sangue em todo país. No Ceará, é quando começa o período das chuvas que provocam as viroses que impedem muitas doações. Além disso, os voluntários que fizeram doação para o carnaval devem observar o intervalo de 60 dias para fazer nova doação, no caso dos homens, e de 90 dias para as mulheres. Daí a necessidade de mobilizar cada vez mais a população para doação como forma de garantir os estoques durante a Semana Santa .

 

Sangue para 300 hospitais

A hemorrede do Estado, composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual. Atualmente, o Hemoce atende a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

Doar sangue é simples e não causa danos para o doador. Basta o voluntário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do

documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

12.03.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br
 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213
Twitter: @SaudeCeara