Abertas 400 vagas de cursos profissionalizantes em unidades prisionais

11 de Março de 2013

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) está ofertando 400 vagas em  cursos profissionalizantes gratuitos para adultos internos do sistema penitenciário. O objetivo é capacitá-los para a inserção no mercado de trabalho, aproveitando a demanda crescente por mão de obra no setor da construção civil, sobretudo do programa Minha Casa Minha Vida e das obras para a Copa do Mundo de 2014.

Termo de Parceria nesse sentido será assinado pelos titulares da Sejus e STDS, respectivamente, os secretários Estaduais, Mariana Lobo e Evandro Leitão, em solenidade no auditório da STDS, às 15 horas desta terça-feira (12). Na oportunidade, serão entregues os títulos de formação profissionalizante para 37 novos trabalhadores, sendo 18 bombeiros hidráulicos e 19 eletricistas prediais, todos egressos do sistema penitenciário.

Na solenidade, 20 kits de trabalho serão doados aos alunos que mais se destacaram nos cursos realizados através da parceria iniciados no dia 04 de dezembro de 2012, e concluídos em 7 de fevereiro.  “A parceria com a STDS é importante dentro da política prisional cearense promovida pela Sejus que, além de custodiar, busca capacitar e preparar os internos para o retorno à sociedade, dando-lhes novas oportunidades de ressocialização e de melhoria de vida”, destaca Mariana Lobo. “A intersetorialidade das ações é uma política do governo essencial à promoção da cidadania. De mãos dadas, juntos, podemos mais”, ressalta Evandro Leitão.

 

Novas turmas        

Neste mês, será iniciada mais uma turma na área de Artífice da Construção Civil (Pedreiro) e em maio acontece o curso de armador-ferreiro, ambos com 25 vagas. Até o final deste ano, um total de 400 cursos em diversas áreas, em especial, na área da Construção Civil, já que a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), vinculada à Sejus, conta com uma demanda urgente de 2000 a 2500 vagas de cessão de trabalhadores qualificados para disponibilizá-los junto à Secretaria das Cidades com vagas para obras do Programa Federal Minha casa, Minha Vida.

CURSO

UNIDADE PRISIONAL

VAGAS

ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES

IPPS

 

 25

MARCENEIRO

PRESÍDIO PACATUBA

25

PEDREIRO

IPPOO-II

25

BOMBEIRO HIDRÁLICO

CPPL-II

25

ARMADOR DE ESTRUTURA DE CONCRETO

UNIDADE EXTERNA*

 

25

CARPINTEIRO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

IPPOO-II

25

PEDREIRO

PRESÍDIO PACATUBA

25

PRODUTORES AGRÍCULAS NO CULTIVO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS

 

PÓLO DE INCLUSÃO

 

25

MARCENEIRO DA CONST. CIVIL

PRESÍDIO PACATUBA

25

PEDREIRO

CPPL-II

25

BOMBEIRO HIDRÁULICO

IPPOO-II

25

INSTALADOR DE TUBULAÇÕES

IPPOO-II

25

PEDREIRO

 

CPPL-I

25

ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES

CPPL-III

25

BOMBEIRO HIDRÁULICO

CADEIA PÚBLICA DE CAUCAIA

25

COSTUREIRO

IPF

25

TOTAL

400

 
*Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica-CPQT

 

11.03.2013

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (85 3101.2862)