Jaguaruana recebe Unidade Básica de Saúde construída com recursos do Estado

8 de março de 2013 - 11:39

Em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, às 10 horas desta sexta-feira (08) será inaugurada a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) construída com recursos do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O secretário estadual Arruda Bastos, a nova unidade fica na Comunidade do Alto, onde antes as famílias para ser atendidas precisavam ir para outro bairro da cidade. “Com a estrutura que tem, com salas para atendimento médico, de enfermagem e odontológico, e ainda salas de dispensação de medicamentos e de vacinação e espaço de educação em saúde, e a equipe de profissionais, a unidade será indutora do desafogamento do hospital municipal”, afirma o secretário da saúde de Jaguaruana, Moacir Tavares. A UBSF, feita nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tem 211 metros quadrados.

A Unidade Básica de Saúde da Família de Jaguaruana está entre as 150 Unidades Básicas de Saúde da Família construídas no Interior, em apoio aos municípios na atenção básica, com recursos do Tesouro do Estado. Nas 150 unidades o investimento total foi de R$26,6 milhões. Para a liberação dos recursos, o Governo do Estado, através da Sesa, estabeleceu critérios: os municípios contemplados comprovaram cumprimento de metas na realização de, no mínimo, quatro consultas às gestantes e cobertura de pelo menos 70% do Programa Saúde da Família, no ano de 2010. Outro critério foi a adesão dos municípios aos consórcios públicos de saúde, estratégia de gestão utilizada nas novas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais.

Mais investimentos

Na última terça-feira (05), o governador do Estado, Cid Gomes, anunciou, em evento com a participação de prefeitos e secretários municipais de saúde, mais recursos para investimentos na atenção básica: R$25 milhões. Até o 31 deste mês as propostas de utilização desse montante serão entregues ao governador pela Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Os critérios para os municípios receberem os novos recursos estão sendo elaborados pela Secretaria da Saúde do Estado.

08.03.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br  / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara