Escola de Saúde Pública participa de nova missão no Haiti

22 de janeiro de 2013 - 14:19

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) está em uma nova missão no Haiti. A ESP-CE participa juntamente com o Ministério da Saúde do Projeto de Cooperação Técnica Tripartite entre Brasil – Cuba – Haiti lançado pelos três países em 2010 para criar um novo modelo de sistema de saúde haitiano que pudesse, com o tempo, se sustentar sozinho. A cooperação atua em três frentes: na construção, na reforma e na estruturação de unidades de saúde; na formação e qualificação de profissionais de saúde; e no apoio ao programa de imunização do Haiti.

A ESP-CE está representada pela enfermeira Maria Ivanília Tavares Timbó, da Diretoria de Educação Profissional em Saúde, e estará até o próximo dia 2 da missão ao Haiti. O objetivo da missão é trabalhar na organização, estruturação e implementação da Escola Pública de Educação Profissional em Saúde do Haiti e capacitar os profissionais que nela atuarão.

As Escolas Técnicas do SUS – ETSUS apoiam o projeto no eixo da formação de Agentes Comunitários de Saúde Polivalentes, Técnicos de Enfermagem (TE) , Oficiais Sanitários (OS) e a Capacitação de docentes, enviando profissionais da área de saúde para o Haiti com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para serem multiplicadores do processo de ensino aprendizagem.

A Escola de Saúde Publica do Ceará, através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde – Dieps, vem colaborando ativamente das missões direcionadas para formação e qualificação de profissionais  da saúde. As enfermeiras Francisca Elizete Filizola Gondim e Maria Ivanília Tavares Timbó participaram de duas missões ao Haiti em novembro/2011 e maio/2012 com o objetivo de  colaborar na validação do currículo do Técnico de Enfermagem, na validação da proposta de formação pedagógica para docentes, capacitação das Enfermeiras multiplicadoras do processo de ensino aprendizagem da formação de Agentes Comunitários de Saúde Polivalentes e da implantação da Escola Pública de Educação Profissional em Saúde do Haiti.

 

22.01.2013

Assessoria de Desenvolvimento Institucional da ESP-CE

Marcos Saudade e Amanda Peixoto
Website: www.esp.ce.gov.br
Twitter: twitter.com/espce
Fone/Fax: (85) 3101.1412