Ceará é o anfitrião do Goal to Brazil, em Madri

18 de janeiro de 2013 - 14:17

O Ceará vai ser o destaque em dois eventos de turismo na capital espanhola, Madri, entre janeiro e fevereiro. No dia 29, será a vez de destacar a Copa 2014 e, nos quatro dias seguintes, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur CE), vai participar de uma das principais feiras de turismo da Europa, a Fitur.

A etapa do Goal to Brazil – projeto de promoção das 12 cidades-sede da Copa 2014 no exterior – vai ser aberta em 2013 com chave de ouro: tendo o Ceará como anfitrião, no próximo dia 29. No centro de exposições La Sede – Hortaleza, serão instalados estandes interativos para cada uma das cidades-sede, sendo Fortaleza a detentora do maior espaço institucional.

Organizado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) com apoio dos órgãos estaduais de turismo e da Copa, o Goal to Brazil leva para as cidades consideradas estratégicas pelo Plano Aquarela os atrativos do País, a fim de trazer mais turistas na época da Copa.

Já foram realizados eventos do tipo em Santiago, Bogotá, Buenos Aires, Paris, Lisboa, Toronto e Milão. Além de Madri, a Cidade do México, Frankfurt, Londres, Lima, Montevidéu e Nova Iorque. Em cada uma, uma cidade-sede é a anfitriã, exceto os ocorridos no Estados Unidos e Colômbia, cujo anfitrião é o Brasil.

 

Evento visa promover negócios e cultura

Nos estandes, equipados com telas interativas, os representantes das subsedes vão receber 150 operadores e agentes de turismo, além da imprensa especializada da Espanha, para negociar e publicizar os destinos. A programação divide-se em três momentos: Workshop, Exposição e Vivência Brasileira. Neste, vão ser exibidos a cultura; os atrativos naturais, a cultura e a culinária típica – com quitutes preparados pela chef  “Ana Negona”, da Cabana da Negona. Tudo isto vai ser animado pela sanfona de Waldonys e por dançarinos de forró, para fazer os europeus “arrastarem os chinelos”.

O secretário do Turismo, Bismarck Maia, vai  apresentar o  destino Ceará para jornalistas, agentes e operadores de turismo  com destaque para  os polos turísticos e investimentos realizados desde 2007 em qualificação de espaço e pessoas. Entre eles, o Centro de Eventos (CEC), o Acquario, os aeroportos de Jericoacoara e Aracati, as duplicações das CE’s 040 e 085 e programas de capacitação, entre outros.

 

Espanha é estratégica para o Ceará

O país ibérico é o quarto maior mercado emissor de turistas para o Ceará, com 6,28% do fluxo internacional em 2012. Em todo o Brasil, segundo a Embratur, este fluxo passou de aproximadamente 127 mil 2001 para 190,4 mil no ano passado, tendo atingido o pico de 216,3 mil em 2007.

Além do forte mercado emissor, da proximidade geográfica e facilidade de voos com conexões rápidas (diretos de Lisboa, Portugal, pela TAP; e de Roma, Itália, pela Alitalia), a seleção espanhola, atual campeã do mundo, é uma das seleções a jogar na Arena Castelão, na Copa das Confederações 2013.

 

Fitur 2013 ocorre logo em seguida

Terminando o evento, a equipe da Setur e o titular da pasta permanecem em Madri para participarem da Fitur, a principal feira de turismo da Espanha e uma das principais da Europa, que começa no dia 30 e vai até três de fevereiro.

A despeito da crise econômica, a edição do ano passado atraiu cerca de 120 mil profissionais do setor de 167 países do globo, que conferiram as novidades em serviços de 9.506 empresas expositoras, números que devem ser superados em 2013.

 

18.01.2013

Assessoria de Imprensa da Setur
Carmen Inês Matos Walraven/Tunay Peixoto

(85) 3101-4654/8732-2041