Celebrações marcam o Dia do Ceará em Aquiraz e Fortaleza

17 de janeiro de 2013 - 15:21

No dia em que se celebra os 214 anos da autonomia do Ceará, o Estado tem muito o que comemorar. “Hoje é um dia em que podemos comemorar nossa emancipação política de cabeça erguida e alma leve”, comemorou o governador em exercício, Domingos Filho. “Estamos em pleno crescimento, seja na economia, na educação ou na saúde. Há pouco tempo, por exemplo, importávamos energia. Hoje, além de exportar, somos o estado que mais produz energia eólica no país”, completou. As celebrações do Dia do Ceará tiveram início nesta quinta-feira (17), no município de Aquiraz, primeira capital do Estado.

Segundo o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, Aquiraz é um documento histórico vivo do Estado. “É importante que a população compreenda, em um dia como esse, a importância de se manter viva a herança do nosso estado. Esse é um município que respira a história do Ceará, o berço dessa antiga província”, afirmou. As comemorações também acontecem nesta quinta-feira (17), em Fortaleza, com exposições, apresentações artísticas, debates, cineclube, missa e visitas guiadas aos equipamentos culturais Theatro José de Alencar, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará e Museu de Aquiraz.

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. De acordo com Domingos Filho, esse é também um dia de refletir sobre as dificuldades que o Estado ainda enfrenta. “Estamos a todo vapor, mas ainda temos muito pela frente”, concluiu. Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Aníbal Gomes; o prefeito de Aquiraz, Guimarães, e secretários e autoridades locais.

 

17.01.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br