Geopark realiza Colônias de Férias no Crato, Missão Velha e Santana do Cariri

9 de janeiro de 2013 - 15:05

Até próximo dia 11, acontece a quinta edição da Colônia de Férias do Geopark Araripe na cidade do Crato. Serão duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, tendo um total de 35 vagas cada, abertas para a comunidade em geral. Neste espaço as crianças poderão aprender e brincar ao mesmo tempo, com o apoio de instrutores capacitados. As Colônias de Férias não acontecem exclusivamente na cidade do Crato. O objetivo principal é atender às crianças das comunidades que fazem parte dos Geossítios. Este ano, serão realizadas ações nas comunidades Cachoeira de Missão Velha e Pontal da Santa Cruz, de Santana do Cariri, sendo a primeira entre os dias 16 e 18, e a segunda entre os dias 29 e 31, ambas a serem realizadas em escolas na comunidade.

 
Nos últimos três anos, cerca de 200 crianças já foram atendidas pelas colônias de férias, de acordo com a coordenadora do projeto, professora Neuma Galvão. Ela ainda destaca a importância deste evento para a divulgação do Geopark nas comunidades, ao mesmo tempo em que sonda as possibilidades de desenvolvimento local por meio dos produtos feitos pela própria comunidade de forma sustentável. Produtos como esses são socializados durante as Feiras de Geoprodutos, estando a próxima prevista para o mês de fevereiro.

 
Mesmo sendo uma atividade direcionada para as crianças, a Colônia também abrange, de forma indireta, as famílias da comunidade. Algumas das atividades são direcionadas para os pais, tios e avós, visando, além da divulgação do Geopark, a conscientização local acerca dos trabalhos realizados na região da Chapada do Araripe. De acordo com a estagiária do Geopark, Fagna Ferreira, todas as atividades da Colônia de Férias estão pautadas pelos princípios da educação ambiental, que é fruto da necessidade das crianças se ocuparem de forma educativa nesta época do ano.

 
Os responsáveis pela organização e viabilização do evento estão passando por um treinamento para poderem lidar com as crianças de forma eficiente e sem riscos. Uma destas ações anteriores que está ocorrendo é um curso de Primeiros Socorros. Sendo assim, este será uma ambiente seguro que fará com que as crianças aprendam o que é o Geopark Araripe ao mesmo tempo em que se divertem, de acordo com a professora Neuma.

Para a realização das atividades na sede do Geopark, no Crato, é cobrada uma taxa de inscrição e alunos de escola pública têm direito à meia entrada. Já nas comunidades, a participação é gratuita.

09.01.2013

 

Assessoria de Comunicação da Urca
Leylianne Alves
Telefone: (88) 8812.5525/3102.1218