Domingos Filho destaca avanços na infraestrutura hídrica do Estado

9 de janeiro de 2013 - 20:08

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou nesta quarta-feira (9), no auditório João Frederico Ferreira Gomes, na Assembleia Legislativa, seminário com os prefeitos e secretários municipais de Agricultura para apresentar os projetos da pasta para 2013. A abertura oficial do evento foi feita pelo governador em exercício, Domingos Filho, que destacou que o Ceará foi o Estado que mais avançou em infraestrutura de abastecimento d’água nos últimos anos, porém admitiu a fragilidade atual decorrente da estiagem de 2012, considerada uma das piores em quatro décadas. No ano passado, a perda de safra chegou a 84% no Estado. “Estamos diante de um momento de muita necessidade. Tempos difíceis esperam vocês. Mas vocês nunca tiveram um governo tão aberto a parcerias”.

O secretário da SDA, Nelson Martins, expôs os principais projetos para este ano. Ele destacou o Projeto São José III, composto de duas etapas, cujo valor total de investimento é de US$ 300 milhões. Numa primeira etapa, R$ 100 milhões serão aplicados em abastecimento d’água e R$ 140 milhões em projetos produtivos. Ele também citou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Leite Fome Zero, o Projeto Paulo Freire (de desenvolvimento produtivo e de capacidades), o Projeto Água para Todos (que começa a cadastrar famílias em fevereiro para a concessão de sistemas de abastecimento simplificado e cisternas de polietileno), o Programa Cisternas de Placas, os Quintais Produtivos, o Programa Hora de Plantar, o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa por Resultado (P4R) e o Garantia Safra.

Na ocasião, os coordenadores da SDA, Josias Farias Neto, da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) do São José III e Wanderley Guimarães, da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais, apresentaram os projetos São José III e Água Para Todos respectivamente. Josias Farias Neto ressaltou que as equipes do Projeto São José III já estão percorrendo os territórios da cidadania orientando os parceiros institucionais e dos movimentos sociais para que eles sejam multiplicadores do Projeto. O secretário Nelson Martins destacou que o Governador Cid Gomes quer lançar os primeiros projetos que já serão beneficiados com recursos do Projeto São José III em 19 de março deste ano.

Garantia-Safra

Durante o evento, a Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred) apresentou os dados gerais do Programa Garantia-Safra em 2012, além de ter feito a atualização dos dados das Prefeituras Municipais para que elas assinem o termo de adesão ao programa para 2013.  O termo de adesão ao Garantia-Safra 2013 deverá ser assinado pelas Prefeituras Municipais após a atualização dos dados. O termo de adesão dos municípios onde o prefeito foi reeleito está pronto para ser assinado e os gestores devem procurar a coordenação estadual do Programa, na sede da SDA.

09.01.2013

Assessoria de Comunicação da SDA