Hemoce faz coleta de sangue em praças de Fortaleza para ampliar doações

4 de Janeiro de 2013

A partir desta segunda (07) até quinta-feira (10), equipes do Hemoce vão estar na Praça do Ferreira, das 08 horas às 16 horas, para coletar sangue na tentativa de regularizar o estoque que nesse período de férias sofre redução. Segundo a coordenadora de captação, Nágela Lima, tradicionalmente na época das férias o número de doadores que costumam viajar, aproveitando férias escolares dos filhos e também do trabalho, cai em 30%. “Paciente não tira férias”, comenta ela, observando a responsabilidade do Hemoce em manter um estoque permanente de sangue para atender as necessidades dos hospitais.

Na sexta-feira (11), o Hemoce vai a outra praça de Fortaleza. As equipes de captação estarão também das 08 horas às 16 horas na Praça Luiza Távora, mais conhecida como Praça da Ceart (Avenida Santos Dumont, 1589). “Vamos estar onde tem mais gente circulando porque temos mais possibilidade de doação e de captação”, afirma Nágela Lima.

A doação não traz danos para o doador. O sangue doado é reposto pelo próprio organismo em até 24 horas. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. ¨Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, que volta a ser o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias”, informa Nágela Lima.

A coordenadora lembra que a Hemorrede do Estado, composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, desde o início de outubro de 2012 atende 100%  da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual. Atualmente, o Hemoce atende a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

Quem pode doar sangue:

Homens e mulheres entre 16 e 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com a autorização dos pais ou do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos.
Deve apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

04.01.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara